História: Virtual XI - 1998



1998 - VIRTUAL XI
Por: Ricardo Heavyrick (História e Caos)

Em 1998 surge o Windows 98, o Brasil perde para França na Copa do Mundo, FHC é reeleito, o System of a Down lança seu primeiro álbum; Nightwish lança Oceanborn; Kamelot lança seu primeiro álbum Siege Perilous; e o Iced Earth lança Something Wicked This Way Comes.

No Brasil morrem Tim Maia, Nelson Gonçalves e Leandro (irmão do sertanejo Leonardo), e nos Estados Unidos, morre Frank Sinatra.

Virtual XI é o 11º álbum do Iron Maiden, o segundo e último com Blaze Bayley no vocal, que pena...



FUTUREAL abre com o tema do "cyber vício", pessoas viciadas em jogos online, que de tanto levarem o jogo a sério, em algum momento não sabem mais a diferença entre a realidade e o mundo virtual. O som parece ser uma nota de suicídio, por causa desse verso: And when you're reading this, then I will be gone / Quando você ler isto, eu já terei partido.



Spacewar foi o primeiro jogo eletrônico, foi criado em 1962, por amigos do instituto Ingham de Massachusetts, EUA. Em 1973 a Atari lança o Pong, um fliperama com jogo de tênis, 19 mil máquinas foram vendidas em um ano!



Para saber mais sobre a história do video-game assista ao Documentário da Discovery Channel sobre o tema e visite o site do Museu francês do Video-Game, entrem nele, é muito massa!

THE ANGEL AND THE GAMBLER nos fala novamente de vício em jogos, mas neste caso, fala de um apostador compulsivo Roll of the dice Take a spin of the wheel / Lance os dados, gire a roleta. Na letra há um anjo que tenta argumentar com o jogador para que ele abandone o vício.



O sentido da letra nesta música se assemelha um pouco com a estória do escritor e professor sufi indiano Idries Shah (1924 - 1996), em Wisdom of the Idiots (1969).



LIGHTNING STRIKES TWICE fala sobre a sensação que se tem durante uma tempestade, e faz um paralelo com situações complicadas em nossas vidas, questionando se uma mesma situação ruim pode se repetir, como se um raio cairá duas vezes no mesmo lugar.

THE CLANSMAN é inspirada no filme Braveheart (no Brasil, Coração Valente) lançado em 1995, com Mel Gibson, no papel de William Wallace (1272 - 1305), guerreiro escocês que liderou o exército contra a opressão inglesa do Rei Eduardo I.



Alexandre III morre em 1286, e sem herdeiros deixa aberta a briga entre a coroa escocesa e inglesa. John Balliol venceu a disputa com ajudinha do rei inglês Eduardo I, porém enfrentou oposição dos barões escoceses. Várias guerras se seguem em busca da independência escocesa.

William Wallace foi um dos que iniciou as rebeliões, chamando a atenção das pessoas comuns e nobres, entre eles Robert The Bruce. Em 1297 os nobres se renderam aos ingleses, William e Moray uniram os rebeldes ao redor do castelo de Stirling, onde derrotaram as forças inglesas que caíram em uma armadilha numa ponte, Moray morre na batalha.



Em 1298 os escoceses perderam em Falkirk e Wallace foi obrigado a renunciar seu cargo de Alto Protetor da Escócia, cargo concedido por Bruce. Em 1304 John Mentieth captura Wallace, que é executado dias depois.

As alemães do Grave Digger fala sobre a história da independência da Escócia em seu ótimo álbum, Tunes of War.

Falando em independência, parte da população escocesa deseja a separação da Escócia do Reino Unido, e em 2014 haverá um referendo para que o povo decida se a Escócia se separará ou não. Leia aqui no G1.

WHEN TWO WORLDS COLLIDE fala sobre a colisão de dois corpos, podendo ser um asteroide colidindo com o planeta Terra, conforme a letra. Em 1998 dois filmes sobre o assunto foram lançados: Impacto Profundo e Armageddon. Ambos os filmes tratam de colisões com a Terra que são evitadas com a explosão dos corpos com bombas colocadas em seus interiores por astronautas. No caso do primeiro filme são dois cometas quem vem na direção da Terra, e no segundo filme, um asteroide.

THE EDUCATED FOOL fala sobre o sentido da vida, de novo, aqui temos um bobo educado, alguém que não sabe o que quer da vida, que faz aquilo que lhe é mandado fazer, alguém que sente que precisa começar sua vida do zero, e mostrar para que veio.

DON'T LOOK TO THE EYES OF A STRANGER fala sobre alguém que se sente perseguido. Ela parece ser o outro lado das músicas Killers e The Assassin, que apresentam perseguidores, mas é só uma hipótese, não há informações que corroborem com a afirmação.



COMO ESTAIS AMIGO é a última faixa do álbum, é uma homenagem aos argentinos mortos pelos ingleses na Guerra das Malvinas (Falklands War) em 1982.

As ilhas são de domínio inglês desde 1833. A ditadura militar argentina deu golpe em 1976, e uma de suas propagandas ideológicas nacionalistas era a retomada das Ilhas Malvinas (aquela velha estrategia de unir o povo em um objetivo comum).

Em 1980 a Argentina ia de mal a pior: economia em queda, aumento da pobreza, desemprego, recessão, inflação e etcetera. O General Leopoldo Fortunato Galtieri assume o governo, e aproveita o momento de crise para tentar levantar a moral do povo argentino e aumentar o apoio ao governo, claro.

O governo argentino cometeu vários erros de análise da situação, achando que invadiria a ilha e a Inglaterra não iria responder ao ataque, apenas negociaria diplomaticamente. Achavam também que teriam o apoio dos EUA. Nem uma coisa nem outra...



1983 seria ano de eleição na Inglaterra, e Margaret Thatcher não iria sofrer a humilhação de perder a ilha e talvez a eleição. Segundo uma pesquisa de opinião na Inglaterra, 28% dos entrevistados disseram que a vitória ou derrota na guerra influenciaria diretamente no voto. Acha que ela não ordenaria o ataque?

Leopoldo Galtieri, lança uma invasão às ilhas em abril de 1982 e tomam a capital do arquipélago, Stanley. No final de abril, 28 mil soldados ingleses em cem navios chegaram ao arquipélago, e enfrentaram a tropa argentina com 12 mil soldados nas ilhas e cerca de 40 navios.



75 dias depois, fim da guerra: 649 soldados argentinos mortos, 255 britânicos e 3 civis; enfraquecimento do governo militar argentino que caiu em 1983, aumento dos problemas econômicos e sociais, sanções comerciais da comunidade internacional; ONU se mostra inútil, de novo; fracasso do Tratado Interamericano de Assistência Recíproca;  fortalecimento do governo de Margaret Thatcher, que venceu as eleições em 1983.



Eu recomendo você ouvir o Podcast Nº 303 do Jovem Nerd que fala sobre a Guerra das Malvinas, ou, o SBT Repórter falando dos 30 anos após a guerra.

E assim se encerra a fase Blaze Bayley no Iron Maiden, no álbum seguinte voltam Bruce Dickinson e Adrian Smith, e o Maiden passa a ter 3 guitarristas! Até o próximo capítulo da série!

TRACKLIST DE VIRTUAL XI - 1998

1. FUTUREAL
2. THE ANGEL AND THE GAMBLER
3. LIGHTNING STRIKES TWICE
4. THE CLANSMAN
5. WHEN TWO WORLDS COLLIDE
6. THE EDUCATED FOOL
7. DON'T LOOK TO THE EYES OF A STRANGER
8. COMO ESTAIS AMIGOS



FORMAÇÃO
BLAZE BAYLEY - Vocalista
STEVE HARRIS - Baixo
DAVE MURRAY - Guitarra
JANICK GERS  - Guitarra
NICKO MCBRAIN - Bateria

LEIA TODOS OS POSTS DA SÉRIE
IRON MAIDEN (1980) // KILLERS (1981) // THE NUMBER OF THE BEAST (1982) // PIECE OF MIND (1983) // POWERSLAVE (1984) // SOMEWHERE IN TIME (1986) // SEVENTH SON OF A SEVENTH SON (1988) // NO PRAYER FOR THE DYING (1990) // FEAR OF THE DARK (1992) // THE X FACTOR (1995) // BRAVE NEW WORLD (2000) // DANCE OF DEATH (2003) // A MATTER OF LIFE AND DEATH (2006) // THE FINAL FRONTIER (2010)