Eddie e as turnês do Iron Maiden (Parte 4)

Quarta e última parte (por enquanto) da matéria sobre as aparições do mascote Eddie nos shows do Iron Maiden. Orlando Gomes iniciou em 2010, na antiga Comunidade Iron Maiden Brasil do Orkut, uma série de textos, fotos e vídeos sobre todas as aparições do Eddie durante as turnês da Donzela de Ferro nos últimos 30 anos. Se você perdeu as primeiras partes, clique nos links abaixo para conferir o início dessa viagem no tempo pelas turnês do Maiden.
As aparições de Eddie - Por Orlando Gomes
Edição: Iron Maiden 666

THE FINAL FRONTIER WORLD TOUR - 2010

Depois de passar 2008 e 2009 tocando musicas da época chamada Golden Years, o Iron Maiden embarcou em uma nova turnê chamada "The Final Frontier World Tour" que, apesar de trazer o nome do (na época) vindouro novo disco da banda, trouxe apenas uma música do novo álbum, El Dorado e teve seu repertório recheado de músicas dos álbuns Brave New World, Dance of Death e A Matter of Life and Death.



Nesta primeira leg, que começou dia 11 de junho de 2010 em Dallas e terminou dia 20 de julho em Washington, apenas um Eddie foi usado durante os shows: um boneco muitíssimo bem feito baseado na capa do novo disco que anda pelo palco na musica Iron Maiden. Este, na minha opinião, é o melhor Eddie já feito para andar no palco, tendo até articulações nos dedos.

Ao fim da música, um membro da Killer Crew entrega uma guitarra para Eddie, que a "toca" junto com Dave Murray. Simplesmente sensacional.





THE FINAL FRONTIER WORLD TOUR - 2011

Já em 2011, com o início da segunda leg da tour, a banda começou a turnê usando o mesmo Eddie na música Iron Maiden, como em todos os shows de 2010. Eis que, no show realizado no estádio do Morumbi em São Paulo no dia 26/03/2011, o Eddie guitarrista aparece na música The Evil That Men Do e para surpresa de todos um segundo Eddie faz sua aparição na música Iron Maiden.





Durante o solo de baixo, duas mãos gigantescas aparecem atrás das plataformas ao lado da bateria e uma enorme cabeça se levanta gloriosamente, abrindo e fechando a boca e olhando para os lados. É praticamente igual à aparição do Eddie na turnê do Fear Of The Dark, mudando apenas o boneco. Arrisco-me a dizer que, de todos os Eddies gigantes, este foi o melhor da carreira da banda. Nessa leg da tour esse Eddie foi utilizado ainda nos shows do Rio de Janeiro, Buenos Aires e Santiago. Os outros shows tiveram apenas a presença do Eddie guitarrista, e nos shows que se seguiram na leg europeia de 2011 os 2 Eddies foram usados.





MAIDEN ENGLAND WORLD TOUR - 2012/2013

Em 2012 o Iron Maiden embarcou em mais uma turnê revivendo o passado: a Maiden England World Tour, baseada no VHS e DVD Maiden England. Assim como com a Somewhere Back In Time, que teve a produção de palco baseada na World Slavery Tour, a Maiden England Tour teve sua (ótima) produção baseada na Seventh Tour of a Seventh Tour de 1988, divulgando o álbum Seventh Son of a Seventh Son.

Nesta tour temos um diferencial: agora são 3 Eddies fixos no show! O primeiro aparece andando no palco no solo da música Run To The Hills, em meio a fogos e efeitos pirotécnicos. É um boneco que lembra bastante os usados nas tours do A Matter of Life and Death e do Dance of Death, vestido como um soldado inglês da época da Guerra da Criméia. Ele tem uma espada na mão e uma flecha atravessando seu chapéu, o que dá um ar meio cômico.







A segunda aparição é na música Seventh Son of a Seventh Son: assim como na turnê original, um enorme boneco baseado na capa do single The Clairvoyant se ergue atrás da bateria e fica lá imóvel. Muito mais elaborado que na turnê original, também aparecem nessa música os dois castiçais que se acendem e o órgão de tubo tocado por um Michael Kenney fantasiado. Soberbo!







A terceira e última aparição do Eddie ocorre na música Iron Maiden e também foi baseada na turnê de 1988: no começo da música, quatro estátuas de gelo se levantam atrás do palco e após o solo de baixo um boneco igualzinho ao da capa do disco Seventh Son se ergue atrás da bateria, movendo a cabeça enquanto observa a platéia. Ao fim da música, chamas surgem em sua cabeça e fogos de artifício disparam no palco.









ATÉ A PRÓXIMA TURNÊ DO IRON MAIDEN! 
Próxima
« Anterior
Anterior
Próxima »