Eddie e as turnês do Iron Maiden (Parte 2)

Segunda parte da matéria sobre as aparições do mascote Eddie nos shows do Iron Maiden. Orlando Gomes publicou em 2010, na antiga Comunidade Iron Maiden Brasil do Orkut, uma série de textos, fotos e vídeos sobre todas as aparições do Eddie durante as turnês da Donzela de Ferro nos últimos 30 anos. Se você perdeu a primeira parte, clique no link abaixo para conferir o início dessa viagem no tempo pelas turnês do Maiden.
As aparições de Eddie - Por Orlando Gomes 
Edição: Iron Maiden 666

THE X FACTOUR 1995/96

Em 1995, com o lançamento do disco The X Factor, mais uma vez o Iron Maiden embarcou em uma turnê mundial, que duraria até 1996. Os 2 Eddies que apareceram durante os shows desta tour foram baseados na capa/contracapa do disco. O Eddie que anda aparece durante a música 2 Minutes to Midnight. Ao contrário do último Eddie, que andava pelo palco com muita energia, este tem movimentos bem limitados.



E, durante a música Iron Maiden, Eddie faz mais uma aparição. Após o solo de baixo, a cortina de fundo se abre e fica à mostra uma cadeira elétrica... com o Eddie sendo eletrocutado! Esta aparição, apesar de bem simples, é bem legal.







VIRTUAL XI WORLD TOUR

Em 1998, o Iron Maiden entrou em turnê para divulgar seu 11º álbum de estúdio, o Virtual XI. Para esta turnê, o Eddie que caminha pelo palco foi baseado no Eddie protagonista do jogo que estava sendo produzido na época, o Ed Hunter. Eddie entra em cena na música The Evil That Men Do, vestido como um jogador de futebol.





O segundo Eddie desta tour foi feito à base da capa do novo disco. Depois do solo de baixo, duas enormes mãos se inflam em cada lado do palco e uma mandíbula também se infla em frente à bateria. Um enorme crânio envolve a mesma, dando a impressão de que a bateria foi engolida. Lembra o Eddie usado na Somewhere on Tour.



THE ED HUNTER TOUR

Em 1999, com a volta de Bruce Dickinson e Adrian Smith à banda, o Iron Maiden embarcou em uma pequena turnê apenas pela Europa e América do Norte para divulgação da coletânea e jogo para PC Ed Hunter. Durante a música Futureal, Eddie entra no palco. É o mesmo boneco usado durante a tour anterior, mas caracterizado como no jogo, apenas com uma calça azul rasgada. Durante a aparição, Bruce luta esgrima com Eddie usando o pedestal do microfone.





Em sua segunda aparição no show, Eddie também aparece como sua versão no jogo Ed Hunter, mas desta vez maior e durante a música Iron Maiden. Depois do solo de baixo, labaredas surgem no palco e um boneco muito bem feito começa a subir atrás da bateria, movimentando os braços. No fim da música, ocorrem explosões de fogos de artificio.





Brave New World Tour

Ano 2000. Com o lançamento do esperado novo disco do Iron Maiden, mais uma tour mundial é iniciada. Durante a Brave New Word Tour, assim como em 1992, tivemos a substituição do Eddie que anda no meio da tour. O 1º Eddie andante é uma versão miniatura do Eddie que surge atrás da bateria, um Wicker Man. Ele aparece durante a música The Evil That Men Do.



Durante a leg americana da tour, o Eddie andarilho foi substituído pelo mesmo Eddie usado na Virtual XI World Tour e na Ed Hunter Tour, mas vestido como na Ed Hunter Tour e assim permaneceu até o fim da turnê, como vimos no Rock in Rio.



Durante a execução da música Iron Maiden, mais uma aparição do Eddie: logo no começo da música, um enorme Wicker Man encontra-se parado atrás da bateria. Durante a primeira estrofe, Bruce canta dentro do boneco, onde temos 4 garotas virgens se esfregando nele. Na segunda estrofe, Bruce sai do boneco, que se fecha com as virgens dentro. Após o solo de baixo, labaredas reais e falsas surgem no palco e a cabeça do Wicker Man se abre, revelando a cabeça do Eddie, que observa a platéia com seus olhos vermelhos. Durante esta parte da música, as 4 virgens berram com os braços para fora de Eddie, querendo escapar. Durante a parte final da música, Bruce volta para as virgens, dentro do Eddie.





GIVE ME ED… TIL I’M DEAD TOUR

Em 2003, mais uma vez o Maiden sai em uma tour de verão pela Europa e América do Norte para divulgação da coletânea Edward the Great e do DVD Visions of the Beast. Durante a música The Clairvoyant, Eddie zanza pelo palco vestido de rei, como na capa do Edward The Great.





E, como sempre, Eddie aparece mais uma vez durante a música Iron Maiden. Quando a música começa, um boneco baseado na capa do DVD Visions of the Beast se ergue atrás da bateria. Após o solo de baixo, a cabeça do Eddie se abre e um cérebro desce do teto para a cabeça dele, que se fecha. Então, Eddie começa a se movimentar.



Ainda em 2003, o Iron Maiden embarcaria em outra turnê, dessa vez de um novo álbum... confira na terceira parte como foram as aparições do Eddie na Dance Of Death World Tour...