Eddie e as turnês do Iron Maiden (Parte 1)

As aparições do mascote Eddie sempre foram um grande diferencial dos shows do Iron Maiden. Em um ótimo trabalho de pesquisa Orlando Gomes publicou em 2010, na antiga Comunidade Iron Maiden Brasil do Orkut, uma série de textos, fotos e vídeos sobre todas as aparições do Eddie durante as turnês da Donzela de Ferro nos últimos 30 anos. De lá pra cá algumas imagens da pesquisa se perderam, mas o Iron Maiden 666 resgatou o texto e refez a pesquisa das imagens, confira o resultado!

As aparições de Eddie - Por Orlando Gomes
Edição: Iron Maiden 666

EARLY DAYS & METAL FOR MUTHAS TOUR

Já nos primeiros shows do Maiden havia um diferencial: um painel, com um letreiro escrito "Iron Maiden" e uma cabeça branca ao lado, ela soltava fumaça e jorrava sangue pela boca durante a execução da música Iron Maiden.







EUROPE '80 TOUR / KILLER WORLD TOUR '81

Após o lançamento do primeiro álbum, ocorreram algumas mudanças no palco: esse painel escrito "Iron Maiden" foi substituído por uma imagem do Eddie baseada na capa do disco, que soltava fumaça pela boca durante a música Iron Maiden. Mas a novidade era que alguns Eddies entravam no palco segurando lanternas, como mostram a foto e o vídeo:


THE BEAST ON THE ROAD

Em 1982, na tour de divulgação do álbum The Number of The Beast, mais uma inovação: Eddie agora é um boneco gigante, um pouco articulado, que faz sua participação na música Iron Maiden, andando pelo palco. Nesta mesma música, além do Eddie, dois capetas surgem em plataformas no palco e ficam apontando seus tridentes em direção à platéia.







WORLD PIECE TOUR '83

Durante a World Piece Tour, em 1983, mais uma inovação: agora são 2 Eddies que aparecem no palco. O primeiro surge atrás da bateria e é apenas uma cabeça gigante do Eddie. Ela fica lá parada durante todo o show, observando a platéia com seus olhos maus!

Durante a música Iron Maiden, a cabeça do Eddie dá lugar a um cérebro ensanguentado e, depois do solo de baixo da música, um boneco do Eddie entra andando no palco assim como na tour anterior, mas caracterizado como na capa do novo disco. No fim da música, ele solta os braços da camisa de força.







WORLD SLAVERY TOUR 84-85

Já na World Slavery Tour, que aconteceu de 1984 à 1985 para a divulgação do disco Powerslave, seria definida uma tradição nos shows do Iron Maiden: a presença de dois Eddies no palco, sendo um deles fixo na música Iron Maiden. O Eddie que anda pelo palco aparece durante o solo da música Powerslave. É um dos Eddies que mais se movimentam, chegando até a dar uns pulos.









SOMEWHERE ON TOUR 86/87

Conforme a tour passada, também tivemos dois Eddies na Somewhere on Tour, turnê de divulgação do ótimo Somewhere in Time. Em sua primeira aparição, na música Heaven Can Wait, Eddie aparece caracterizado como na capa do novo disco, um ciborgue. Ele trava um "duelo" de armas com Bruce Dickinson que, do alto de uma plataforma, aponta uma arma que solta faíscas em direção a Eddie. Eddie também revida, soltando faíscas de sua arma.





Na música Iron Maiden, algo inusitado ocorre. Depois do solo de baixo, as luzes começam a piscar e a plataforma da bateria começa a se erguer: um enorme rosto do Eddie começa a se inflar embaixo da bateria, juntamente com duas enormes mãos em cada lado do palco. Bruce e Steve ficam em cima de cada mão para terminar a música. Memorável.





SEVENTH TOUR OF A SEVENTH TOUR

Em 1988, o Iron Maiden sai em turnê mais uma vez para promover seu sétimo disco, Seventh Son of a Seventh Son. Nesta tour não houve Eddie andando pelo palco, pois ambos surgiam atrás da bateria. O primeiro surge durante a música título do disco. Uma pequena montanha se vira atrás da bateria e lá está Eddie caracterizado como na capa do single The Clairvoyant. É uma coisa bem simples, ele não se move nem nada, mas nas laterais do palco surgem 2 enormes castiçais e um órgão de tubo, onde Michael Kenney toca até o fim da música.



E mais uma vez, durante a música Iron Maiden, Eddie faz sua segunda aparição neste show. Logo após o solo de bateria, um boneco muito bem feito do Eddie se levanta e fica flutuando atrás da bateria, caracterizado como na capa do disco. Em minha opinião, este é um dos melhores Eddies já usados, beirando à perfeição. Em determinado momento da música, fogos de artifício explodem no palco e chamas aparecem na cabeça do Eddie, que se move perfeitamente com um olhar amedrontador na platéia.





NO PRAYER ON THE ROAD 1990/91

Na tour No Prayer on The Road, que divulgou o disco No Prayer for The Dying e que durou de 1990 à 1991, Eddie voltou a andar pelo palco. Este Eddie está bem parecido com o primeiro boneco usado na tour de 1982. Durante a primeira parte da tour, ele aparece durante a música Hooks on You. Na 2ª leg (1991), com a exclusão desta música do setlist, Eddie aparece na música título do disco.







E a segunda aparição do Eddie neste show é uma das que eu mais gosto. Assim que começa a música Iron Maiden, uma enorme tumba aparece atrás da bateria. Depois do solo de baixo, um enorme Eddie sai da tumba com tudo, partindo-a em pedaços. O visual do Eddie também lembra os primeiros discos da banda.





FEAR OF THE DARK 1992

Em 1992, uma coisa diferente na Fear of the Dark Tour: tivemos três Eddies! Durante os primeiros shows, o Eddie que anda pelo palco na música The Clairvoyant foi um boneco baseado na capa do disco, mas com calça e camisa. Em determinado momento da tour, este Eddie foi substituído pelo mesmo que andava pelo palco na tour anterior (No Prayer on the Road). Não achei nenhum vídeo do 1º. Esta troca de Eddies no meio da turnê ocorreria de novo em futuras turnês.





Já na música Iron Maiden, o mesmo Eddie foi usado durante toda a tour. Depois do solo de baixo, duas enormes mãos e a cabeça do Eddie, também baseado na capa do disco Fear of the Dark, surgem atrás da bateria. Este foi um dos bonecos mais bem articulados, até os dedos dele se mexem.



Em 1993, na A Real Live Tour, o mesmo palco e consequentemente os mesmos Eddies usados em 1992 foram mantidos. Um detalhe sobre o Eddie menor é que ele agora anda mais rápido pelo palco, ficando mais agressivo.



Confira a segunda parte da série e saiba como foram as aparições do Eddie nas turnês seguintes...