Eddie e as turnês do Iron Maiden (Parte 3)

Terceira parte da matéria sobre as aparições do mascote Eddie nos shows do Iron Maiden. Orlando Gomes publicou em 2010, na antiga Comunidade Iron Maiden Brasil do Orkut, uma série de textos, fotos e vídeos sobre todas as aparições do Eddie durante as turnês da Donzela de Ferro nos últimos 30 anos. Se você perdeu as primeiras partes, clique nos links abaixo para conferir o início dessa viagem no tempo pelas turnês do Maiden.
As aparições de Eddie - Por Orlando Gomes
Edição: Iron Maiden 666

DANCE OF DEATH WORLD TOUR 2003/2004

Ainda em 2003, o Iron Maiden embarca em mais uma tour, mas desta vez para promover o disco Dance of Death. Pela primeira vez, o Eddie usado na bateria faz sua aparição primeiro, durante a música Iron Maiden. Após o solo de baixo, um enorme boneco vestido de morte aparece atrás da bateria, com os braços cruzados e segurando uma foice. Na parte final da música, seus braços se abrem e, com a mão livre, Eddie aponta para as pessoas na platéia, enquanto Bruce grita "I WANT YOU!".





A 2ª aparição de Eddie ocorre durante a música The Number of the Beast.





EDDIE RIPS UP WORLD TOUR 



Em 2005, o Maiden embarca em mais uma tour de verão, para divulgação do DVD The History of Iron Maiden part 1: The Early Days, lançado em 2004. Nesta tour, temos um total de 4 diferentes Eddies. Durante a música Iron Maiden, após o solo de bateria, fogos explodem no palco e um boneco baseado na capa do 1º disco da banda surge atrás da bateria. Apesar de fica imóvel, é um boneco bem legal.



Durante a música Drifter, Eddie faz sua segunda aparição com um boneco bem parecido com os usados nas tours de 1982 e 1990/93.



Mas, ainda durante a Early Days Tour, ambos Eddies são substituídos: o Eddie usado na música Iron Maiden é substituído pelo mesmo boneco usado durante a tour "Give me Ed", em que um cérebro do teto desce para sua cabeça aberta e ele começa a se mover.





E, durante a música Drifter, o Eddie substituto foi o mesmo usado durante as tours Virtual XI, Ed Hunter e Brave New World, mas vestido como na capa do disco Piece of Mind.





A MATTER OF LIFE AND DEATH WORLD TOUR



Em 2006, mais uma tour é iniciada pelo Iron Maiden para promover o disco A Matter of Life and Death. E, como não poderia ser diferente, temos 2 Eddies durante o show. A primeira aparição ocorre durante a música Iron Maiden quando, após o solo de baixo, várias luzes começam a piscar freneticamente e barulhos de explosões e tiros ecoam dos PAs. Durante este tempo, um enorme tanque de guerra se ergue atrás da bateria e, quando a escotilha se abre, Eddie surge, observando a todos com um binóculo.



A segunda aparição de Eddie ocorre durante a música The Evil That Men Do. Assim como o Eddie anterior, este está vestido como um soldado. Os 2 Eddies foram mantidos na 2ª e 3ª leg da tour, que ocorreram em março e junho de 2007, respectivamente.



SOMEWHERE BACK IN TIME WORLD TOUR 2008/9



Em 2008, o Iron Maiden embarca numa turnê para divulgar o lançamento do DVD Live After Death. Durante a 1ª leg, que ocorreu entre fevereiro e março, tivemos a presença de apenas um Eddie: um boneco muito bem feito baseado na capa do disco Somewhere in Time entra em cena durante a música Iron Maiden, após o solo de baixo. Em alguns shows entre 1984 e 2005 a banda também usou apenas o Eddie andante durante a música Iron Maiden, mas todos os shows da 1ª leg tiveram apenas este. Nos shows realizados na Austrália, Estados Unidos e Canadá, fogos de artifício surgem no palco durante a aparição.



Em maio de 2008, com o início da 2ª leg da tour, o Iron Maiden nos apresenta mais um Eddie: uma múmia gigante, como a que foi usada durante a World Slavery Tour na música Iron Maiden. Assim como em 84/85, um sarcófago com o rosto do Eddie se abre após o solo de baixo em meio a labaredas, e a enorme múmia começa seu espetáculo, se movendo e soltando faíscas pelos olhos ao fim da música. Um detalhe interessante sobre este Eddie é contado em um dos diários de Rod Smallwood: segundo ele, o Eddie múmia deveria ter sido maior do que o usado na World Slavery Tour. Ou, nas palavras do próprio Rod, "ele não era maior. Seus braços formavam uma linha reta para baixo, com os punhos bem molengas. E ele era muito esfarrapado. Fizemos tudo que podíamos na América do Norte para que parecesse o melhor possível, chacoalhando-o, chutando-o, mas não ficou tão bom quanto deveria ser. Para ser honesto, eu o achei um pouco embaraçoso às vezes, sabendo como deveria ser realmente". Mas, durante os intervalos entre os shows de Paris e Londres, em julho, algumas mudanças ocorrem no corpo do Eddie. Como nos conta Rod, "o corpo e os braços foram engrossados e os punhos ficaram mais firmes. As bandagens foram melhor distribuídas e Eddie foi devolvido à sua antiga glória!!!". Podemos notar mesmo as diferenças, vendo como Eddie estava "magrelo" na leg norte americana e como ficou "forte" na leg européia. Seguem os vídeos:

ANTES - 1º VERSÃO DO EDDIE MÚMIA

DEPOIS - 2º VERSÃO DO EDDIE MÚMIA






Em sua segunda aparição no show, o mesmo Eddie usado durante a 1ª leg da tour volta durante a música The Clairvoyant. Fogos de artifício surgem no palco durante sua participação. Durante a 4ª leg da tour, realizada em 2009, o Eddie menor aparece durante a música The Evil That Men Do, visto que The Clairvoyant foi retirada do setlist. Em alguns shows de 2009, somente o Eddie ciborgue foi usado (durante a música Iron Maiden).



Na quarta e última parte da série as aparições de Eddie na The Final Frontier World Tour e na Maiden England Tour 2012!