- EDDIE E AS TURNÊS DO IRON MAIDEN (Parte 1)
- EDDIE E AS TURNÊS DO IRON MAIDEN (Parte 2)
- EDDIE E AS TURNÊS DO IRON MAIDEN (Parte 3)
Edição: Iron Maiden 666
THE FINAL FRONTIER WORLD TOUR - 2010
Depois de passar 2008 e 2009 tocando musicas da época chamada Golden Years, o Iron Maiden embarcou em uma nova turnê chamada "The Final Frontier World Tour" que, apesar de trazer o nome do (na época) vindouro novo disco da banda, trouxe apenas uma música do novo álbum, El Dorado e teve seu repertório recheado de músicas dos álbuns Brave New World, Dance of Death e A Matter of Life and Death.
Nesta primeira leg, que começou dia 11 de junho de 2010 em Dallas e terminou dia 20 de julho em Washington, apenas um Eddie foi usado durante os shows: um boneco muitíssimo bem feito baseado na capa do novo disco que anda pelo palco na musica Iron Maiden. Este, na minha opinião, é o melhor Eddie já feito para andar no palco, tendo até articulações nos dedos.
Ao fim da música, um membro da Killer Crew entrega uma guitarra para Eddie, que a "toca" junto com Dave Murray. Simplesmente sensacional.
THE FINAL FRONTIER WORLD TOUR - 2011
Já em 2011, com o início da segunda leg da tour, a banda começou a turnê usando o mesmo Eddie na música Iron Maiden, como em todos os shows de 2010. Eis que, no show realizado no estádio do Morumbi em São Paulo no dia 26/03/2011, o Eddie guitarrista aparece na música The Evil That Men Do e para surpresa de todos um segundo Eddie faz sua aparição na música Iron Maiden.
Durante o solo de baixo, duas mãos gigantescas aparecem atrás das plataformas ao lado da bateria e uma enorme cabeça se levanta gloriosamente, abrindo e fechando a boca e olhando para os lados. É praticamente igual à aparição do Eddie na turnê do Fear Of The Dark, mudando apenas o boneco. Arrisco-me a dizer que, de todos os Eddies gigantes, este foi o melhor da carreira da banda. Nessa leg da tour esse Eddie foi utilizado ainda nos shows do Rio de Janeiro, Buenos Aires e Santiago. Os outros shows tiveram apenas a presença do Eddie guitarrista, e nos shows que se seguiram na leg europeia de 2011 os 2 Eddies foram usados.
MAIDEN ENGLAND WORLD TOUR - 2012/2013
Em 2012 o Iron Maiden embarcou em mais uma turnê revivendo o passado: a Maiden England World Tour, baseada no VHS e DVD Maiden England. Assim como com a Somewhere Back In Time, que teve a produção de palco baseada na World Slavery Tour, a Maiden England Tour teve sua (ótima) produção baseada na Seventh Tour of a Seventh Tour de 1988, divulgando o álbum Seventh Son of a Seventh Son.
Nesta tour temos um diferencial: agora são 3 Eddies fixos no show! O primeiro aparece andando no palco no solo da música Run To The Hills, em meio a fogos e efeitos pirotécnicos. É um boneco que lembra bastante os usados nas tours do A Matter of Life and Death e do Dance of Death, vestido como um soldado inglês da época da Guerra da Criméia. Ele tem uma espada na mão e uma flecha atravessando seu chapéu, o que dá um ar meio cômico.
A segunda aparição é na música Seventh Son of a Seventh Son: assim como na turnê original, um enorme boneco baseado na capa do single The Clairvoyant se ergue atrás da bateria e fica lá imóvel. Muito mais elaborado que na turnê original, também aparecem nessa música os dois castiçais que se acendem e o órgão de tubo tocado por um Michael Kenney fantasiado. Soberbo!
A terceira e última aparição do Eddie ocorre na música Iron Maiden e também foi baseada na turnê de 1988: no começo da música, quatro estátuas de gelo se levantam atrás do palco e após o solo de baixo um boneco igualzinho ao da capa do disco Seventh Son se ergue atrás da bateria, movendo a cabeça enquanto observa a platéia. Ao fim da música, chamas surgem em sua cabeça e fogos de artifício disparam no palco.
ATÉ A PRÓXIMA TURNÊ DO IRON MAIDEN!