Nicko McBrain: "não vou usar pedal duplo, pratico com um desde sempre"


O canal Drummerzone publicou o vídeo completo do evento "An Evening With Nicko McBrain" do ano passado, em Manchester, Reino Unido, onde o baterista do Iron Maiden falou sobre a prática do instrumento ao longo dos anos com a banda.

Quando questionado sobre sua preferência pelo pedal simples, Nicko McBrain respondeu: "Citaram uma fala minha há anos como dizendo que isso (pedal duplo ou bumbo duplo) é algo 'não-musical', 'não-baterista'. E eu não fui justo na minha fala, porque não é assim. Apenas sentia que não queria usar dois, porque eu já achava um difícil o bastante. Por que aumentar o problema com dois?".

Nicko também disse que quando se aprende a usar pedal ou bumbo duplo, é mais fácil fazer semínimas (nota ou rítmica musical cuja duração é de 1/4 de uma semibreve ou metade de uma mínima) com o pé esquerdo. "Eu pensei: 'não vou usar pedal duplo, pratico com um desde sempre'. Simplesmente não me motivei a usar. Eu já sentei em casa e toquei com pedal duplo. Acredite: assim que você começa, é difícil de abrir mão, porque você começa a pensar: 'isso soa muito legal' (risos)", disse.

O músico revelou ainda que já usou pedal duplo em uma música, chamada "Face in the Sand", presente no álbum "Dance of Death" (2003). "Pedal duplo é como qualquer outra coisa: você pratica, domina e não é algo difícil. Quando é necessário, você usa, como fiz em 'Face in the Sand'. Adrian (Smith, guitarrista do Iron Maiden) queria um ritmo particular nela, aí eu tentei com um pedal, mas não consegui reproduzir meu vigor", afirmou.


Assista a entrevista completa no vídeo a seguir.