Monsters Of Rock: as participações do Iron Maiden no festival



Criado em 1980 por Paul Loasby e Maurice Jones, o Monsters Of  Rock nasceu como um festival com a proposta de reunir bandas de hard rock e heavy metal. A primeira edição aconteceu na Inglaterra no Donington Park, em Leicestershire. O line up dos primeiros anos consistia em uma mistura de bandas britânicas e internacionais e o sucesso do Monsters foi tanto que a partir de 1983 o festival começou a ganhar versões internacionais - Alemanha, Suécia, Italia, Eua, Holanda, Espanha, França, Hungria, Bélgica, Áustria, Polônia, Rússia, Brasil, Chile e Argentina.

O Iron Maiden se apresentou em diversas dessas edições do Monsters Of Rock e algumas foram marcantes na carreira da banda. Listamos a seguir todas essas participações. Confira!

MONSTERS OF ROCK - 1988
Inglaterra - Alemanha - Holanda - Itália - Espanha - França



Em 1988 o Iron Maiden divulgava o recém lançado "Seventh Son Of a Seventh Son", quando embarcou em uma série de shows encabeçando o festival Monsters Of Rock por todo o continente europeu. O Maiden estava no auge de sua carreira e tinha o mundo aos seus pés, o que fica evidente nos cartazes dessas apresentações que tiveram como bandas de abertura nomes como: Kiss, Metallica, Guns n' Roses e Megadeth.





A apresentação do Iron Maiden na edição inglesa, em 20 de agosto de 1988, é considerada uma das melhores de toda a história da banda e foi eternizada no vídeo da música "The Clairvoyant". Nos segundos iniciais, uma amostra da grandiosidade do evento que reuniu mais de 100 mil pessoas no Donington Park.



MONSTERS OF ROCK - 1992
Inglaterra - Itália - Espanha

Em 1992 o Iron Maiden retorna ao Monsters Of Rock para shows em três países durante a turnê do álbum "Fear of The Dark". Na edição inglesa a banda registra o antológico álbum e vídeo "Live At Donington" e ao lado de nomes como Black Sabbath, Skid Row, Slayer, Wasp, Pantera e Megadeth se apresentou ainda nas edições italiana e espanhola do festival.



Tocando para mais de 80 mil pessoas em Donington, a apresentação no Monsters de 1992 ficou marcada pela participação de Adrian Smith durante a música "Running Free", no que foi uma prévia da formação atual com três guitarristas. Smith havia deixado a banda alguns meses antes e retornaria ao Iron Maiden apenas em 1999.



MONSTERS OF ROCK - 1996
São Paulo - Brasil

No Brasil, o Monsters of Rock teve sua primeira edição realizada em São Paulo, em agosto de 1994, no Estádio do Pacaembu, tendo como atrações Kiss, Slayer, Black Sabbath, Suicidal Tendencies, Viper, Raimundos, Angra e Dr. Sin. A segunda edição, também realizada no Pacaembu, em setembro de 1995, trouxe como atrações Ozzy Osbourne, Alice Cooper, Faith No More, Megadeth, Therapy, Paradise Lost, Virna Lisi, Clawfinger e Rata Blanca.





Em agosto de 1996 o Pacaembu foi novamente palco do festival, quando o Iron Maiden foi a atração principal do evento. Eram tempos difíceis para a banda e Blaze Bayley estava a frente dos vocais do Maiden, que naquela noite em São Paulo contou com a abertura de Skid Row, Motörhead, Biohazard, Raimundos, Helloween, King Diamond, Mercyful Fate e Héroes del Silencio. Veja como foi!



MONSTERS OF ROCK - 1998
Buenos Aires - Argentina

Em 1998 o Monsters Of Rock reuniu Iron Maiden, Slayer, Soulfly e Helloween na edição argentina do festival. O show no estádio do Velez Sarsfield foi transmitido ao vivo e marcou a despedida de Blaze Bayley da banda, foi a última apresentação do vocalista com o Maiden. Assista!





O Monsters Of Rock não acontece na Europa desde 1996, em 2006 um evento com o Deep Purple na Inglaterra recebeu o mesmo nome do festival. Em 2013 o Monsters retornou ao Brasil e em 2015 ele acontece novamente. Será que teremos o Iron Maiden em mais uma edição do evento, quem sabe em 2017?

Veja na Wikipedia todas as edições do Monsters Of Rock
Monsters Of Rock - Wikipedia
Próxima
« Anterior
Anterior
Próxima »