Correio Braziliense: Fãs do Iron Maiden na web!



Fui entrevistado recentemente pelo jornalista Pedro Brandt do Jornal Correio Braziliense. O resultado ficou muito legal.. confira a entrevista na íntegra!

Fãs do Iron Maiden reúnem-se para trocar novidades sobre a banda na web
Por Pedro Brandt - Correio Braziliense


A paixão pela música do Iron Maiden, a necessidade de fazer circular informações sobre a banda e aproximar quem gosta do grupo britânico são o combustível para o surgimento de fã-clubes, sites, blogs e comunidades nas redes sociais dedicados à Donzela de Ferro.

Em 2005, por exemplo, entrou no ar o site Iron Maiden Brasil. A ideia principal, explica o webmaster paulistano Rafael de Barros, 23 anos, é repassar novidades para os fãs: “Reunimos tudo o que é relevante sobre o Maiden, notícias atualizadas, matérias e informações sobre os shows”. Pelo número de visitantes que o site recebe, aproximadamente 100 mil por mês, fica claro o interesse das pessoas pela banda. “O mais gratificante foi conhecer novas pessoas e, consequentemente, fazer alguns amigos, inclusive em outros países da América Latina”, avalia o webmaster.

Mais do que um ponto de encontro entre fãs, o site se tornou uma fonte fidedigna quando o assunto é Iron Maiden. “Muito do que é divulgado em redes sociais não tem fontes confiáveis ou simplesmente são boatos. Os fãs da banda precisavam de algo em que pudessem confiar, que transmitisse notícias e informações com credibilidade”, comenta Rafael.

E para se manter a par de tudo o que se passa com a Donzela de Ferro, a melhor fonte continua sendo o site e o fã-clube oficial do grupo britânico. Para se associar, o interessado paga uma taxa anual de 30 libras (aproximadamente R$ 85). “Vale muito a pena”, garante Rafael de Barros. “Recebo revistas do fã-clube em que o assunto é só a banda. É ótimo para se manter informado, pois muitas notícias são divulgadas em primeira mão na revista. Além disso, tenho desconto na loja oficial da banda e recebo suvenir todo ano”, ele conta. “Por ser o responsável pelo site, tive alguns privilégios, como credenciamento para shows e acesso à banda em 2009, em Interlagos (SP), o ápice de nosso site”, lembra Rafael.

O Blog Flight 666 também é dedicado ao Iron. “Surgiu em janeiro de 2009, durante a Somewhere back in time world tour”, diz o geógrafo piauiense e idealizador do blog Igor Soares, 28 anos. O conteúdo do blog, além das novidades, busca uma abordagem diferenciada, com assuntos que envolvam o Iron. “A grande maioria dos sites e blogs dedicados a bandas se preocupa muito com links para download de vídeos, fotos e músicas. No Flight 666, preferi fugir dessa regra geral. Também procuro sempre trazer em português o conteúdo publicado em sites gringos. Nessas horas, as ferramentas de tradução on-line ajudam bastante (risos), pois traduzo textos em línguas pouco convencionais, como japonês, russo, polonês etc.”, explica o blogueiro.

Em fevereiro, o blog teve mais de 180 mil pageviews. “Existe uma interatividade muito legal com os leitores do blog pelas redes sociais, sobretudo no Twitter, onde o Flight 666 possui mais de 6 mil seguidores”, detalha Igor.

As expectativas de Rafael e Igor para os shows da banda em solo brasileiro este mês são as maiores possíveis. “Como todo show do Maiden, esperamos um espetáculo audiovisual que só eles sabem fazer. A qualidade do novo CD tocado ao vivo é incrível, o novo boneco do Eddie gigante está de encher os olhos de qualquer fã”, comenta o paulistano.

Igor, que sairá de Teresina para ver a apresentação do grupo em São Paulo, também espera conhecer os amigos que fez pelo blog. Com relação ao show, ele torce para que a banda consiga empolgar o público com as canções do álbum The final frontier. “A grande maioria dos fãs brasileiros prefere os clássicos da década de 1980 e, desta vez, o Maiden tem o desafio de colocar esses clássicos em segundo plano. Será um show muito diferente do que a banda trouxe em 2008 e 2009. Mas o Iron Maiden é sempre o Iron Maiden e acho que, mais uma vez, o show será fantástico!”

Fonte: Correio Braziliense
Fãs do Iron Maiden reúnem-se para trocar novidades sobre a banda na web


Saiba mais..
www.ironmaidenbrasil.com
www.ironmaidenbrasil.com.br
ironmaidenflight666.blogspot.com