Heavy Metal - A História Completa

Mais de 40 anos se passaram desde o lançamento do primeiro álbum do Black Sabbath, em fevereiro de 1970. A data é apontada pelo jornalista americano Ian Christe como marco na fundação de um estilo musical, pouco depois batizado de heavy metal.

Christe é autor de Heavy Metal – A História Completa”, lançada pela Arx, selo da editora Saraiva. Na obra, ele conta como os primeiros acordes distorcidos de Tony Iommi e o vocal sombrio de Ozzy Osbourne ainda tinham um futuro incerto, em meio aos resquícios da geração paz e amor de Jimi Hendrix e Janis Joplin.

A chegada de outras bandas e músicos, como Judas Priest e Alice Cooper, ajudaram a consolidar os anos 70 como o “prelúdio para o peso”, nas palavras de Christe. Mas logo os punks se erguem fortes na crise econômica inglesa, abafando o ânimo dos primeiros headbangers. Mas o comportamento punk autodestrutivo ficou rapidamente fora de contexto.

Isso deu espaço à volta dos headbangers, batizada pela imprensa como “The New Wave Of The British Heavy Metal” [A Nova Onda do Heavy Metal Britânico].

De roadie da Jimi Hendrix Experience, Lemmy virou líder do Motorhead. As guitarras do Iron Maiden uniram harmonias complexas à velocidade. E o Metallica alcançou um sucesso surpreendente, cativando um público além dos jovens cabeludos com calças de couro.

Toda a história é narrada e analisada pelo jornalista, que escreve em algumas das principais publicações de musicais dos EUA. Além da investigação histórica, Christe mostra como o estilo se transformou e ainda é uma influência para bandas de 2010.

Compre no site da Livraria Saraiva
Heavy Metal – A História Completa

Fonte: eBand