Turquia: Iron Maiden no Ramadan

A Diretoria para assuntos religiosos da Turquia, responsável pela organização e promoção do Ramadan, mês de honras religiosas para os islâmicos, se utilizou de uma camiseta do Iron Maiden para promover o lema das festividades desse ano.

O lema do Ramadan esse ano na Turquia é: "é bom partilhar". Um dos posterês confeccionados pela Diretoria traz a foto de um jovem de cabelos compridos e vestido com uma camiseta do grupo inglês abraçado a um senhor mais velho, vestido com as roupas tradicionais islâmicas. A campanha tenta resgatar a juventude daquele país para valores orientais e islâmicos mais tradicionais, que estariam sendo abandonados em nome do materialismo ocidental e suas expressões, como o heavy metal. A imagem amistosa do poster pretende atingir o público jovem sem irritá-lo, como aconteceu com as fortes declarações do primeiro-ministro do país acerca da grande quantidade de shows de metal tendo lugar no país no verão.

Sobre o assunto Ece Algan, professora assistente de mídia e estudos culturais da Universidade do Estado da Califórnia, e nascida Turca, escreveu em seu blog: "Com essa imagem, o Diretório está se referindo aos concertos de rock, que tiveram lugar em Istambul neste verão e chegaram a atrair a atenção do primeiro-ministro Erdogan, juntamente com sua desaprovação. O pôster ilustra como heavy metal é visto como um símbolo da cultura capitalista ocidental onde o materialismo é mais valioso que a espiritualidade. Existe claramente um desejo de resgatar a juventude adoraradora-da-música-e-roupas-ocidentais de se tornarem ainda mais materialistas, porque o Diretório, assim como o primeiro-ministro, opera sob a falácia de que quando você consume bens culturais ocidentais, você se torna ocidental! Mesmo que eles não acreditam nisso totalmente, eles ainda usarão esse argumento sempre que tiverem uma chance como uma tática para promover a agenda islâmica!"

Saiba mais:

Ece Algan Blog - Sharing is good: Iron Maiden and Ramadan

Fonte: Machina
Próxima
« Anterior
Anterior
Próxima »