![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgs64KGErpy4iKS2bA32TZtD6dlRtM7JOvEIeN1IPtrMKvfChIAWefoHP4gPhAgc6uYsGC33wLEdQptawLm6baWbbgKr30TlWf4CE3ARMNTdFQVNAIsUHgSVXs_1Rh7Ew4oLpGhlDJtQ2w/s640/airlander-crash-2017.jpg)
O Airlander, atualmente a maior aeronave do mundo e que tem tem seu projeto apoiado pelo vocalista do Iron Maiden, Bruce Dickinson, sofreu um novo acidente no último final de semana.
Este foi o segundo acidente com a aeronave, o primeiro aconteceu durante um pouso, em agosto de 2016. Dessa vez, após mais uma bateria de testes, o Airlander estava preso a mastros de fixação no solo, em um aeroporto de Cardington, a 80 quilômetros de Londres, mas uma falha fez com que a aeronave se soltasse. Assim, um sistema de emergência foi acionado abrindo uma fenda na estrutura do Airlander, liberando gases e esvaziando o dirigível para minimizar os danos.
No momento do acidente, não havia tripulação a bordo da aeronave, mas duas pessoas tiveram ferimentos leves. As causas do acidente estão sendo investigadas e novos testes foram cancelados.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgcm0f1ccPxrMmh2b8AfQUQ0o0JLt-rmTCPj-q27phGduit5sIoMiKgXPYLbjtvWC638igRLxDw5GXpejcOGlo-IWewG6uP4bjH01nCqB9HydPV3VS6moFyU36_HjeNFnawSXfGfMLH3TQ/s640/airlander-crash-2-2017.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiFhP2RL59e0ITvgIZdhtCwanRFZ28y4OVZALztkjR9cyP-WJDYrHmewc8fxok3RzY1CWPC8MLHDjP6ASf3WjTnb-sn1u9dTh0K8k3mjrbrL4t__woIKy0Q4GjFKXpA6IiJuC0-ZC3LNd0/s640/airlander-crash-3-2017.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjKA8UUkLcebfowU7grTSP9VcQro5qfpF97AWQEZtHEhBxUXvBumi11TXfTH600z-YcHoiyBNVKL9p8NKQ656yDz2DVAZP40E70Ii3jrYFFybGb3-weV-h9H9Bm7NZWJDTZfiaYeRECXaw/s640/airlander-crash-5-2017.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEijejk6ykCYH6hQ4iLEmPVNrIVK8MEXDrwnz7V0lFE42gsPfJaG6BRCA0-1HleQk5Aexo6hL-tebD3f7bdDcFHPm_aqX-V-hPhsrYMW1wYVWY5eGNhXCSIJFA6L4BxWaZd3vgh5jH9Q0dk/s640/airlander-crash-6-2017.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjWVVRCCxmv60m8iAy_dH2BeHD9ZIXzI5FgmYgC2Pe8yz2g1u4dgmAX_FM2e6S75VlnvWMSgnzO_xVYcXPZw1yF_ogdyLn5QpDAUhabMg00ajKqmxMG8k9yp94zFeQPKSZ8W12YelIVxgA/s640/airlander-crash-4-2017.jpg)
O objetivo do projeto é usar a aeronave, ainda em desenvolvimento, como alternativa para transporte de cargas pelo ar. O gigante dos ares possui 91 metros de comprimento, 34 metros de largura e 26 metros de altura, superando o Antonov Mriya e assumindo o posto de maior aeronave do mundo.
Para se manter no ar, o Airlander utiliza gás hélio, o mesmo usado em balões que enfeitam festinhas infantis. Além disso, o formato da fuselagem também gera sustentação durante o voo. Além das dimensões, ele tem boa autonomia. De acordo com a companhia britânica Hybrid Air Vehicles (HAV), ele seria capaz de passar três semanas voando, sem a necessidade de realizar um pouso. Já que não queima combustíveis, ele ainda é mais amigável ao meio ambiente do que as soluções atuais.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEghrkbKUVXxY9H2iosdftMuRQ43pLdhB5rzO23Iv6_nkXm3A4cTC7mhPlWhO_ZHIyPpdA87Ju7_-4kgHQCJNu_pN-AQFLwnaCgXQU2iRajSU1qVYwgcUOxpW9X_oU5n4O103EOcfLmou3g/s640/Airlander-10-first-flight.jpg)
Desenvolvido inicialmente para fins militares em parceria com o exército americano, o projeto sofreu cortes no orçamento e foi deixado de lado. Agora a HAV enxerga um uso comercial para a aeronave. A versão em testes é capaz de carregar 10 toneladas de carga, mas a empresa já pensa em criar versões maiores que poderiam levar até 50 toneladas.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhvm8dK7vn5XxQkm60RvTmS-bl_3RoXpLshh0MIP8eTTOEeKUjzJxOuczOgQbR3Qjyspk8gWRv0kHm2uJMJbEDFw25dAvJcBRrIVJJed0kT_NYan-1f7K2nsZB2bUHFW51aHJ-b6hDISNs/s640/airlander-bruce-dickinson.jpg)