Airlander: aeronave financiada por Bruce Dickinson sofre acidente



O Airlander, aeronave do projeto apoiado pelo vocalista do Iron Maiden, Bruce Dickinson, sofreu um pequeno acidente na manhã desta quarta-feira, 24. Segundo a BBC, aparentemente o Airlander estava sendo conduzido de volta para a base após seu segundo voo experimental, quando fez um pouso forçado e colidiu com um poste. Felizmente ninguém se feriu. Confira no vídeo abaixo.



Os testes do projeto estão sendo realizados na cidade de Cardington, ao norte de Londres. O objetivo é usar a aeronave, ainda em desenvolvimento, como alternativa para transporte de cargas pelo ar. O Airlander é capaz de carregar mais peso do que aviões tradicionais.

O gigante dos ares possui 91 metros de comprimento, 34 metros de largura e 26 metros de altura, superando o Antonov Mriya e assumindo o posto de maior aeronave do mundo.

Para se manter no ar, o Airlander utiliza gás hélio, o mesmo usado em balões que enfeitam festinhas infantis. Além disso, o formato da fuselagem também gera sustentação durante o voo. Além das dimensões, ele tem boa autonomia. De acordo com a companhia britânica Hybrid Air Vehicles (HAV), ele seria capaz de passar três semanas voando, sem a necessidade de realizar um pouso. Já que não queima combustíveis, ele ainda é mais amigável ao meio ambiente do que as soluções atuais.



Desenvolvido inicialmente para fins militares em parceria com o exército americano, o projeto sofreu cortes no orçamento e foi deixado de lado. Agora a HAV enxerga um uso comercial para a aeronave. A versão em testes é capaz de carregar 10 toneladas de carga, mas a empresa já pensa em criar versões maiores que poderiam levar até 50 toneladas.