O empresário do Iron Maiden,
Rod Smallwood, confirmou que a estratégia da banda para combater a venda de ingressos por meio de cambistas no Reino Unido está sendo um grande sucesso.
A iniciativa do Iron Maiden visa combater a revenda ilegal de ingressos, exigindo identificação e cartão de crédito de quem compra o ingresso na entrada do show, entre outras medidas que fizeram a revenda ilegal cair em 95%.
Em 2010 quando o Iron Maiden começou a vender ingressos para os 10 shows da
The Final Frontier World Tour de 2011, um total de 6294 ingressos foram anunciados nos 3 principais sites de revendas: Viagogo, Seatwave e Getmein. Em 2016, com o anúncio das vendas para os 12 shows da
The Book Of Souls World Tour na Inglaterra, apenas 207 ingressos apareceram no Viagogo e nenhum ingresso apareceu nos outros 2 sites. Considerando que os sites de revendas cresceram muito nos últimos anos, percebemos o tamanho do sucesso da estratégia da Donzela de Ferro.
Do total de 207 ingressos disponíveis para revenda em 2016, a maioria eram falsos e estão agora sendo investigados pelas autoridades. Os poucos ingressos que eram verdadeiros, foram invalidados pelo sistema não permitindo a entrada no show.
Smallwood comentou o triunfo do Iron Maiden:
“Queremos agradecer nossos fãs pelo suporte e paciência. Entendemos que nossa política fez com que fãs tenham que passar por mais barreiras no processo de comprar ingressos mas os resultados falam por si e todos devem concordar que valeu a pena. No 1o. dia de vendas, nós vendemos mais de 100 mil ingressos na Inglaterra diretamente a verdadeiros fãs somente através dos canais oficiais e legítimos. Isso é uma incrível conquista e uma vitória para nossos fãs que irão a estes 12 shows. Calculamos que cerca de 1 milhão de libras deixaram de ir para as mãos de cambistas e ao invés disso, sabemos que os ingressos estão em posse de verdadeiros fãs, pelo preço correto e acreditamos que isso é um ótimo resultado e fez com que nossos esforços tenham valido a pena”.