Em entrevista para o site da revista
BassPlayer, o líder do Iron Maiden revelou quais são suas linhas de baixo favoritas na discografia da banda. Confira as escolhas de Steve Harris.
PHANTOM OF THE OPERA
"Eu a escrevi no meu quarto, na casa de minha avó. Nessa época, eu morava com ela. Tive muita sorte de ter meu próprio quarto, pois todos os meus tios e tias saíram de casa. Lembro de ter pensado na época que eu estava preparando algo realmente muito bom."
INNOCENT EXILE
"Foi composta antes mesmo de ter formado o Iron Maiden. Escrevi o riff inicial com outra banda, chamada Smiler, mas tinha outro nome que não me recordo agora. O resto da música mudou mais tarde, mas a introdução é provavelmente da mesma época que compus
Burning Ambition, a qual, foi propriamente a primeira canção que escrevi."
RUN TO THE HILLS
"Antes do primeiro disco, tínhamos cerca de quatro anos e meio de carreira, e fizemos algumas canções. Depois, havia somente três músicas novas para "Killers". Cerca de 80% a 90% daquele material veio dos primeiros quatro anos de banda. Por outro lado, nós não tínhamos deixado nada para "The Number of the Beast". Eu me lembro de ter pensado: "Cristo! Não somente temos um novo vocalista, mas também não temos nenhuma música!" (Risos). Houve um pouco de pressão na época."
WHERE EAGLES DARE
"
Piece of Mind foi a estreia do Nicko na banda. Sua forma de tocar era muito diferente de Clive e isso mudou o tempero da banda. Ele não escreveu nada, apenas continuamos a compor na maneira que podíamos, mas experimentamos algumas coisas como
Where Eagles Dare. Eu fiz a batida da música em minhas pernas, pois não era capaz de fazer na bateria! (Risos)"
TO TAME A LAND
"Foi uma das primeiras em que percebi que tinha um material musical muito interessante surgindo. Novamente, havia muita pressão.
The Number of the Beast foi #1 no Reino Unido e isso colocou bastante pressão na banda. Mas eu acho que sempre nos superamos nessas condições."
THE RED AND THE BLACK
"Recentemente fiz a introdução dela, mas nunca havia funcionado realmente como deveria, mas era o momento certo para trabalhar nela. Penso que tem uma influência espanhola, o que casou muito bem com o contexto lírico da canção. Mas no fim das contas, fiquei feliz com o resultado."