Nicko McBrain: baterista do Iron Maiden revela que venceu um câncer na laringe

O baterista do Iron Maiden, Nicko McBrain, deu um depoimento ao site da Faculdade de Medicina da Universidade de Miami onde revelou que foi diagnosticado com câncer de laringe no estágio 1 em 2020 e que fez uma bem-sucedida cirurgia no Sylvester Comprehensive Cancer Center para tratar a doença.  

O baterista do Iron Maiden comentou que ficar rouco horas ou até dias depois de um show ou turnê sempre foi bastante comum: "Quando toco bateria com a banda, eu meio que grito e grito enquanto toco, como um judoca batendo no tapete". Só que em 2019, ele percebeu uma mudança em sua voz que não poderia ser explicada por algo que acontecia após uma apresentação ou turnê.

"Quando você está deitado em uma sala silenciosa, fala e ouve sua voz em sua cabeça quando está resfriado, você soa diferente. Isso aconteceu comigo. Achei que isso lembrava muito essa minha voz diferente de quando eu termino uma turnê ou depois de um show. Mas não tive resfriado ou qualquer sintoma de doença. Comecei a sentir que estava limpando mais a minha garganta enquanto conversava. Então, resolvi ligar para o meu médico".

E foi a melhor coisa que o baterista fez. McBrain foi diagnosticado com câncer de laringe em estágio 1, mas felizmente iniciou o tratamento muito rápido. O câncer nesta parte do corpo pode crescer dentro e ao redor das cordas vocais e outras estruturas próximas à garganta. Nicko foi diagnosticado com a precisão necessária para esse tipo de câncer e o tratamento foi um sucesso.

Em 2020 o médico do baterista o encaminhou para a divisão de Laringologia e Voz da University of Miami, onde o músico realizou a endoscopia que revelou a doença. Os médicos removeram o câncer na semana seguinte e McBrain, que agora faz check-ups a constantes para se certificar que o câncer não voltou, está em remissão e se preparando para voltar à estrada com o Iron Maiden em 2022.

"Recomendo veementemente a qualquer pessoa que sinta que há algo diferente em sua voz que vá e verifique. Não adie, foi muito bom para mim ter descoberto na fase 1", disse McBrain. 

O Dr. David E. Rosow, médico que cuidou do músico, explica que o câncer de laringe tem altos índices de cura e com excelente qualidade de vida para o paciente se for detectado de maneira precoce: "Qualquer pessoa que esteja passando por uma alteração na voz que dure mais de três semanas, deve consultar um otorrinolaringologista para avaliar as pregas vocais. Muitos casos que apresentam uma alteração na voz como a de Nicko, geralmente revelam um tumor bem pequeno de um a dois milímetros, o que torna o tumor muito mais fácil de remover completamente. O prognóstico com tumores iniciais (estágio 1) é excelente, com taxas de cura publicadas de 95% ou mais".

Nicko McBrain tem 69 anos, mais de 40 anos de carreira na música e parece estar aproveitando cada minuto agora. O Iron Maiden acaba de lançar "Senjutsu", seu novo álbum de estúdio, tem uma turnê confirmada para o ano que vem e sua popularidade não para de crescer, agora com quatro gerações de fãs: "A música é uma coisa incrível. Não existem fronteiras, nem parâmetros que dizem que você pode ou não ouvir o Iron Maiden. Essa é a coisa bonita disso tudo. Fazemos com que crianças pequenas sejam estimuladas por suas mães ou até mesmo por seus avós para gostar da banda. Eu conheço histórias em que as crianças transformaram as mães e os pais no Iron Maiden. É adoravel."

Fonte: University of Miami