El Salvador: Nicko e Janick visitam túmulo de Óscar Romero



Nicko McBrain e Janick Gers, respectivamente baterista e guitarrista do Iron Maiden, foram fotografados em El Savador, semana passada, visitando a tumba do Arcebispo Óscar Arnulfo Romero, assassinado enquanto celebrava uma missa, durante a guerra civil salvadorenha, em 1980. A sepultura do religioso está localizada embaixo da catedral da capital San Salvador.

Leia também: Nicko McBrain: Cristão, baterista fala sobre sua fé

Romero ficou conhecido como a "a voz dos sem voz", por denunciar as injustiças sociais de seu país através da rádio católica Ysax, do semanário Orientación e em suas homilias dominicais, manifestando publicamente sua solidariedade com as vítimas da violência política, no contexto da Guerra Civil de El Salvador. Por ter aderido aos ideais da não violência, chegou a ser comparado a Mahatma Gandhi e a Martin Luther King.

O religioso foi assassinado por um atirador de elite do exército salvadorenho, enquanto celebrava uma missa, e sua morte provocou uma onda de protestos em todo o mundo e pressões internacionais por reformas em El Salvador. Em 1992, uma investigação conduzida pela ONU concluiu que o autor intelectual do assassinato foi o político de direita e ex-oficial do exército Roberto D’Aubuisson. Em 2010, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o dia 24 de março como o Dia Internacional pelo Direito à Verdade acerca das Graves Violações dos Direitos Humanos e à Dignidade das Vítimas em reconhecimento à atuação de Dom Romero em defesa dos direitos humanos.

Durante o show do Iron Maiden no país, Nicko McBrain usou uma camiseta que ganhou de presente, com a imagem do arcebispo e a frase “São Romero das Américas”.