Carnaval: Eddie, Sérgio Moro e Japonês da PF viram bonecos gigantes em Olinda



Roqueiros não brincam carnaval? Se depender de Leandro Castro, essa tese é balela. O artista de 52 anos é fundador da Embaixada de Pernambuco - Bonecos Gigantes de Olinda e se envolve há pelo menos dez anos no carnaval pernambucano. Para este ano, ele prepara algumas surpresas como bonecos inspirados em ícones do rock, como o mascote Eddie do Iron Maiden, David Bowie, Gene Simmons do Kiss, Elvis Presley e Mick Jagger.

A lista de personalidades é variada, incluindo a apresentadora Ana Maria Braga, os humoristas Zé Bonitinho, Mussum, Zacarias, Francisco Brennand e Nando Cordel. "Tem gente que se destaca o ano todo e não pode faltar. Neste ano, por exemplo, fiz bonecos do Sérgio Moro e do japonês da Polícia Federal", conta, referindo-se aos novos trabalhos já apresentados.



Neste ano, o desfile de Leandro ocorre na segunda-feira de carnaval, em percurso que sai do Alto da Sé até a prefeitura de Olinda, passando por todo o Sítio Histórico. Cerca de 80 bonecos fazem o trajeto.

A qualidade dos bonecos impressiona mais ainda quando Leandro relata a rapidez com que os confecciona: "Dos primeiros rascunhos de concepção até o produto final, levo cerca de 40 dias para fazer tudo. Há casos especiais, como encomendas, em que eu e minha equipe conseguimos tudo em dois, três dias".

Fora da época de carnaval, os bonecos gigantes ficam expostos na Embaixada, localizada na Rua do Bom Jesus, bairro do Recife. Em média, o espaço chega a receber 200 visitantes por dia, entre turistas e a população local. Em janeiro e fevereiro, o número chega a triplicar. Onde mais você encontraria Bowie, Yoda e Mussum juntos em um desfile de carnaval?

Fonte: Diário de Pernambuco