Bruce Dickinson: o primeiro show com o Iron Maiden em 1981



No dia 26 de outubro de 1981, Bruce Dickinson fazia seu primeiro show como vocalista do Iron Maiden. O concerto aconteceu em Bologna, Itália. Mas como foi a entrada de Bruce na banda?

Iron Maiden: O novo vocalista
André Dellamanha - Roadie Crew N°64

A notícia da saída de Paul Di'Anno do Iron Maiden, em outubro de 1981, foi dada em primeira mão pela revista Sounds, que, de acordo com o "press-release" emitido pela EMI, alegou que ambas as partes estavam separando-se por "diferenças de direcionamento musical". Como as coisas com Paul não estavam indo muito bem havia tempos, Steve Harris e Rod Smallwood, nas palavras de Steve, estavam de "olhos abertos" para vocalistas de outras bandas, bem antes de Paul sair, e com isto, durante uma pausa na turnê de Killers, foram à edição de 1981 do "Reading Rock Festival", para conferir a apresentação do Samson, pois Steve gostava muito de seu vocalista, um certo Bruce Bruce, apelido que ganhou devido a um sketch do Monty Python, pois seu nome completo é Paul Bruce Dickinson.

LEIA TAMBÉM: SAMSON - O ÚLTIMO SHOW COM BRUCE DICKINSON

"Naquela época todos sabiam que havia um problema com o vocalista do Iron Maiden, mas havia uns boatos de que eu iria entrar no Rainbow, pois eu havia recebido uma ligação de um roadie do Ritchie Blackmore perguntando se eu estaria disponível", diz Bruce. No "Reading Festival", continua ele, "eu fiquei sabendo que Steve e o Rod estavam lá apenas para ver minha apresentação com o Samson, até que após o show, Rod veio conversar comigo, bem na área do backstage, onde todos os jornalistas e pessoas ligadas ao meio do Rock estavam presentes, até que Rod perguntou se eu queria fazer um teste na banda, e fomos então juntos para o hotel conversar.

O teste foi marcado para alguns dias antes da banda embarcar para seus últimos shows com Paul Di'Anno, na Suécia, e quando Bruce apareceu e cantou Prowler, Running Free, Sanctuary e Remember Tomorrow, todos sabiam que ele seria a pessoa certa para entrar na banda, portanto marcaram um estúdio para ver como Bruce iria se sair em uma gravação, e ele acabou cantando ainda Wrathchild, Killers e Twilight Zone, ganhando o cargo.

"A primeira coisa que eu disse a Rod, quando entrei no Maiden, é que era bom que eles não esperassem que eu cortasse o cabelo como o outro vocalista", diverte-se Bruce.

Para evitar especulações sobre o fim da banda, o Maiden prontamente anunciou Bruce como o novo cantor, além de cinco shows na Itália, onde o novo vocalista faria sua estréia, antes de debutar na Inglaterra com uma apresentação no Rainbow Theatre em novembro de 1981. Todos os shows italianos e o inglês tiveram seus ingressos completamente esgotados, e Bruce foi muito bem vindo, mas deve-se citar que, nestas apresentações, assim como em outras posteriores, alguns fãs sempre compareciam aos shows do Maiden carregando faixas pedindo que trouxessem Di'Anno de volta. Tais pedidos logo perderam força, quando Bruce mostrou que não era um mero substituto de Paul, e sim um vocalista muito superior em termos de voz e presença de palco, lugar onde ele conseguia (e consegue até hoje), atrair a atenção para si. Os fãs do Maiden, que estavam acostumados apenas com Steve correndo por todos os lados do palco, teriam agora de se acostumar com um vocalista que faria o mesmo...

CONFIRA IMAGENS DO PRIMEIRO SHOW DE BRUCE COM O IRON MAIDEN
Bologna, Itália - 26 de outubro de 1981







Depois veio o The Number Of The Beast... mas isso é papo pra um outro post! :)