As Camisas de Futebol do Iron Maiden



Por: Daniel Miceli Sicchierolli

O Iron Maiden tem uma vasta carreira musical, influenciaram algumas gerações de novas bandas e tem uma legião de colecionadores e fãs que muitas vezes se parecem com torcedores apaixonados.

A associação com o futebol não para apenas com a comparação entre os fãs e os torcedores, pois o fundador do grupo, o baixista Steve Harris foi jogador de futebol antes de ser músico e essa paixão aparece em alguns momentos na história da banda, como no vídeo da música “Wasted Years” ou na capa do disco “Virtual XI”.



Quando juntamos o fundador da banda que gosta de futebol, com os fãs torcedores, uma excelente visão de negócios e um marketing inteligente, evidentemente que chegaríamos a uma vasta coleção de camisas de futebol comemorativas envolvendo a banda, seus álbuns e turnês a disposição de quem estiver disposto a compra-las.

Isso começou com o lançamento do disco “Virtual XI” que foi lançado na época da décima sexta copa do mundo, realizada na França em 1998, cuja capa trazia uma menção a uma sonhada final entre Brasil e Inglaterra, além do número “XI” em função de ser o décimo primeiro álbum de estúdio da banda e em uma comparação ao número de jogadores de um time de futebol.



Nesse contexto, a banda apareceu nas fotos com uniformes de uma equipe virtual de futebol e as camisas eram vendidas como um belo item colecionável na loja on-line da banda. A primeira versão era com mangas compridas (todas as demais oficiais, foram lançadas em manga curta), com o Eddie bordado e o número 11 estampado, que atualmente alcança algumas centenas de reais em sites de leilão. E para complicar ainda mais a vida dos colecionadores, há uma versão sem o Eddie bordado e outra com a inscrição “ED HUNTER” logo abaixo do logo. Se você quiser se complicar ainda mais, tente procurar a camisa de goleiro que o baterista Nicko McBrain usa no encarte, pois eu nunca vi e suponho que só exista uma muito bem guardada na casa do patrão Steve Harris.







O lançamento que veio a seguir foi o álbum que marcou o retorno de Bruce Dickinson e Adrian Smith à banda: Brave New World.  Em homenagem ao novo disco e como a ideia das camisetas de futebol parece ter dado certo, eles lançaram novamente as camisas com uma brilhante novidade, a camisa agora tem duas versões “HOME” que é branca e “AWAY” azul. Durante a turnê, relançaram as duas só que com o brasão do West Ham United, time para o qual Steve Harris torce.





Os lançamentos de álbuns e DVDs prosseguiam e, em paralelo, as camisas continuavam a serem lançadas: Visons of the Beast (Home e Away) e Early Days em apenas uma versão cinza.







Os lançamentos seguintes acompanharam a turnê “Somewhere Back in Time” nas cores rubro-negra e amarela.







As camisetas voltaram a ser lançadas acompanhando um álbum de estúdio no lançamento de “The Final Frontier”, onde temos os dois modelos nas cores azul e vinho. Durante a turnê, reforçaram a coleção com mais dois modelos com o tema do álbum, mantendo-se as cores previamente lançadas.





Com o anuncio da turnê retrospectiva e comemorativa ao Seventh Son Of a Seventh Son, novamente nomeada de “Maiden England”, tivemos a venda mais dois modelos, um azul escuro e outro azul claro, esse agora com a opção de personalizar o nome no verso da camiseta.



E quanto todas as fontes pareceriam ter se esgotado, mais uma brilhante ideia em lançar as camisas da turnê, mas em homenagem ao países Brasil, Argentina e Chile, onde claramente temos povos apaixonados pelo Maiden e pelo futebol.







Além dessas tradicionais camisas, há um lançamento também oficial, mas muito pouco divulgado que é a camisa de futebol em homenagem do “Seventh Son of a Seventh Son” ou a camisa de hockey (Link).




Quando falamos de coleção, sempre há um ou outro item que jamais imaginaríamos ver, como citei no começo a camisa de goleiro e, recentemente, em um site de leilão me deparei com a camisa do "Early Days" em versão “manga longa”, dificílima de achar, portanto bem cara! (Link)

Agora é esperar por mais alguns lançamentos, camisetas e tudo mais que faz a nossa alegria e falência! Espero que tenham gostado da matéria e me digam qual é a camisa mais bonita na sua opinião? As minhas preferidas são as do “Brave New World”, a rubro-negra da "Somewhere Back in Time Tour" e a azul escura do “Maiden England”.

ONDE COMPRAR AS CAMISAS DE FUTEBOL DO IRON MAIDEN? 
Iron Maiden Official Shop: www.ironmaiden.com
Ebay: www.ebay.com | Mercado Livre: www.mercadolivre.com.br