Curiosidade: Quem é (ou foi) Benjamin Breeg?



Quando o Iron Maiden anunciou o single "The Reincarnation Of Benjamin Breeg" em 2006, uma pergunta ecoava pelos quatros cantos do planeta: quem é (ou foi) Benjamin Breeg?

A banda dizia: "os fãs devem descobrir por conta própria". E ao digitar o nome do misterioso personagem nos sites de busca, nos deparávamos com uma página britânica no link www.benjaminbreeg.co.uk, que trazia um texto atribuído a uma pessoa chamada A. Breeg, que se dizia parente de Benjamim, e relatava o que seria a história do personagem:

"Minha avó morreu dois anos atrás e quando eu vasculhei seus pertences encontrei fotos de muitos parentes. Encontrei uma foto de uma pessoa que não conhecia. Resolvi ligar para um primo meu que mora na Austrália e enviei a foto pra ele. Ele me informou que aquele era Benjamin Breeg. A foto tinha sido tirada em 1977, um ano antes dele desaparecer".

No site, A. Breeg continuava a procurar Benjamin, mas sem sucesso. Segundo ele, nem a polícia sabia do paradeiro de seu parente desaparecido. O texto trazia uma descrição de Benjamim:

"Benjamin Breeg nasceu em Londres no dia 3 de setembro de 1939. Depois da morte de seus pais em um incêndio em sua casa em 1947, Breeg foi enviado à um orfanato em East End. A causa do incêndio é desconhecida até hoje. Benjamin estava na casa mas não sofreu nada. Ele era uma criança inteligente, porém solitária, conforme uma das pessoas que cuidava dele no orfanato: 'Ele parecia uma criança que carregava muito mais peso nos ombros do que deveria. Seus olhos nos fazia pensar o que o incomodava tanto'. Breeg mostrava interesse na Bíblia e pensava em se juntar à Igreja, e foi enviado para morar com três famílias entre 1947 e 1950, mas não se adaptou a nenhuma e sempre acabava retornando para o orfanato".

"Em seu aniversário de 10 anos ele começou a ter recorrentes pesadelos que ele mesmo descrevia como 'os piores e torturosos que tinha'. Apesar disso, Breeg mostrava uma incrível habilidade em pintar quadros e desenhos. No entanto, nenhum desses trabalhos existem mais e acredita-se que foram destruídos pelo próprio Benjamin. Até hoje, ninguém sabe o motivo. Os temas dos desenhos causavam grande consternação das pessoas que eram permitidas por ele a vê-los", prossegue a descrição de A. Breeg.

"Um amigo de Benjamim que viu alguns trabalhos afirmou: 'Ele dizia que pintava o que via. Se verdade, eu só tenho que agradecer a Deus por não ter visto o que se passava na mente dele', que se tornou obcecado pela Bíblia. Ele vivia sozinho e muito pouco é conhecido sobre sua vida entre 1955 e 1959"

"Benjamin viajou bastante durante os anos de 1960 e 1970, conhecendo muitos países. Morou dois anos no Haiti e depois viajou para o Leste Europeu entre 1966 e 1969. Ele foi obrigado a mudar para a Romênia em 1969 por estar sendo alvo de investigações policiais. Ele retornou à Inglaterra em março de 1970. Quando chegou, foi oferecido à ele um cargo no Instituto Internacional de Investigação Paranormal, e ele aceitou".

"Breeg escreveu quatro livros entre 1971 e 1977. Nenhum deles está em catálogo atualmente. Todos descrevem o que foi visto e vivenciado por Breeg nesses anos de viagem" relata o texto, que finaliza dizendo: "Benjamin Breeg desapareceu de sua casa em 18 de junho de 1978. Todos os esforços foram feitos no sentido de encontrar, sem obter êxito"

Teria o Iron Maiden se inspirado na história do misterioso Benjamim? Até então tudo indicava que sim, e quase todo mundo acreditava nisso... porém, alguns dias depois viria a surpresa: o referido site publicaria a imagem de um dos quadros supostamente pintados por Benjamin! E para a surpresa de todos, eis que surge uma imagem do nosso velho amigo Eddie!



Tudo não passava de uma bem bolada pegadinha do Iron Maiden! A essa altura a suposta imagem pintada por Benjamin já havia aparecido no vídeo clip da música "Reincarnation Of Benjamin Breeg" (aos 5:14m) e no encarte de seu respectivo single.



A partir daí não restavam mais dúvidas, de fato, Benjamin Breeg era mesmo um personagem fictício e o site www.benjaminbreeg.co.uk era mais uma peça de divulgação da música do Iron Maiden, criado para provocar polêmica e mistério.

Mas quem disse que a polêmica e o mistério em torno do personagem paravam por aí? Outras teorias foram criadas e até hoje são discutidas em fóruns sobre a banda. Vamos a algumas delas!

Benjamim Breeg seria uma metáfora para Paul DiAnno?
Há quem diga que Benjaming com "G" no final era um dos apelidos do ex-vocalista Paul Di'Anno quando jovem.

Benjamim Breeg seria uma referência ao ex-premier inglês Winston Churchill? 
Uma outra teoria é que o personagem faria referência ao ex-premier ou alguém ligado a ele. Aliás, segundo o texto "oficial", Benjamin Breeg teria nascido em Londres no dia 3 de setembro de 1939. Nessa mesma data, França e Inglaterra declararam guerra contra a Alemanha. A Segunda Guerra Mundial é um assunto bastante recorrente em A Matter of Life and Death.

"Benjamin Breeg desapareceu de sua casa em 18 de junho de 1978",  a data é famosa na historia das guerras (centro temático do AMOLAD), pois foi quando Winston Chuchill fez seu famoso discurso em 1940, e um fragmento dele é usado na introdução do vídeo clipe de Aces High.

A história de Benjamim Breeg faz referências a biografia de Steve Harris e do Iron Maiden? 
Segundo o texto, Benjamim era órfão e morou com três famílias, tinha pesadelos que inspiravam seus quadros, viajou para o Haiti e Romênia e escreveu quatro livros. O Haiti faria referência a magia negra presente em Dance Of Death e a Romênia seria uma clara referência a instrumental Transylvania. Steve Harris não era órfão, mas foi criado pela avó (longe dos seus pais), as famílias seriam referências às bandas pelas quais passaram Steve, Dave e Adrian antes do Iron Maiden, assim como os livros fora de catálogo seriam o acervo dessas bandas. A reencarnação de Benjamim seria então o próprio Iron Maiden.

Outras teorias...
- Benjamim é um ex-jogador West Ham que desapareceu misteriosamente
- Benjamim é o soldado morto que inspirou Derek Riggs a fazer o 1º desenho de Eddie.

Então, se até hoje você ainda se perguntava quem era (ou foi) Benjamim Breeg, o personagem não passou de uma ótima estratégia de marketing para a divulgação do álbum A Matter of Life and Death.

Fonte: Whiplash.NetIron Maiden Analysis