Janick Gers: "Nós tocamos o que sentimos"

Durante a última passagem do Iron Maiden pela Rússia, onde se apresentou em São Petersburgo, o guitarrista Janick Gers concedeu uma entrevista ao site Fontanka.ru, onde falou sobre diversos temas. Confira alguns trechos:

O rock praticamente começou uma revolução na música, e agora vocês são considerados clássicos. Você concorda que agora está tocando música clássica? 

Nós tocamos o que sentimos. Podemos observar e comparar os diferentes álbuns, por exemplo, "The X Factor" e "Brave New World" são diferentes, mas o que eles tem em comum é que tocamos rock n' roll, e em algum lugar há temas celtas. Dessa forma, cada álbum é uma espécie de ponto final, mostrando onde estamos em um determinado momento. Nós nunca iremos começar a trabalhar no álbum com um propósito definido. Apenas trabalhamos, e quando acreditamos que uma coisa merece ser incluída no álbum, vamos lá e fazemos. Mas ainda há muita coisa que fica para trás. Somos um grupo de seis e cada um traz para o trabalho algo especial. Senão, seria apenas ficar entediado. Devemos fazer coisas novas o tempo todo.

Em 2009, os fãs russos e de todo o mundo participaram do 'Iron Maiden Day' e conferiram a estréia no cinema do documentário "Flight 666" que mostrava os bastidores da turnê mundial da banda. Você está satisfeito com o fato de que dessa vez as câmeras não vão decolar novamente com vocês, ou algo assim?

O filme "Flight 666" é em grande parte documental, foi concebido para refletir o que estávamos fazendo e como estávamos fazendo. Pessoalmente, acho que os diretores conseguiram. Em breve será lançado outro DVD, gravado em grande parte no Chile. Será um álbum ao vivo e ele deve ser lançado no fim do ano. Quanto a um outro documentário, não temos esse plano, embora - quem sabe? - Mas, será lançado em breve um álbum de fotos. Na verdade, este deve ser um livro inteiro dedicado às duas turnês mundiais mais recentes. Não deve estar ligado ao filme, mas como vai ficar, eu ainda não sei.

Você está no Iron Maiden desde 1990. Com quais estrelas da música você mantem relações amigáveis? 

Eu, como todo homem tenho amigos, mas sou um pouco mais rígido para chamá-los de amigos mais próximos. Tais relações estão no passado, porque quando você trabalha em um grupo, todo o seu tempo é absorvido pela criatividade e performances.

Todos os filhos dos membros do "Iron Maiden" vão seguir os passos de seus pais?

O filho de Bruce tem uma banda... esqueci o nome, mas ele estava andando conosco na turnê. A filha de Steve também tem uma banda. Os meus filhos são jovens demais para tocar mais ou menos profissionalmente.

O que motiva você a participar de projetos de caridade? Seu baterista Nicko fez recentemente uma parceria com Ian Gillan, Jon Lord e outras celebridades em um projeto que deve arrecadar fundos para uma escola atingida por um terremoto na Armênia.

Sim, estamos unindo forças e tentando participar de eventos de caridade. Se estamos com alguém capaz de ajudar, isso por si só já é grande, mas se for apenas para fazer publicidade, não iremos.

Fonte: Fontanka