Roadie Crew: Edição Especial sobre 1980!


Chega às bancas de todo o Brasil agora em dezembro uma edição especial da revista Roadie Crew, lançada dentro da mais nova série criada pela publicação: Classic Series. O intuito é disponibilizar edições especiais abrangendo temas específicos do mundo do Classic Rock e do Heavy Metal, num formato ainda inédito no Brasil. Para a missão, a revista, que é a maior e mais conceituada publicação de Rock pesado da América Latina, contou com a parceria do jornalista Bento Araújo, editor da revista poeira Zine.

“Tudo começou quando eu encontrei o Claudio Vicentin, um dos editores da Roadie Crew, na coletiva de imprensa do Queen  + Paul Rodgers, no final de 2008. Sou colaborador da Roadie Crew há seis anos e estudei com o Claudio na faculdade, então nos conhecemos há bastante tempo. Montei um projeto de uma edição especial baseada no ano de 1980 e mostrei ao Claudio e ao Airton Diniz, daí começamos a colocar o lance em prática, com calma e com os pés no chão,” conta Bento.

A edição segue o mesmo padrão gráfico de uma edição tradicional da Roadie Crew, mas traz um tema central, o ano de 1980, talvez o mais importante ano do Heavy Metal, como conta Bento: “Foi nesse ano que o Metal e o Rock em geral voltou ao topo, com grupos como o Black Sabbath, Judas Priest, Queen, AC/DC, Whitesnake, Saxon, Van Halen e Motörhead lançando alguns de seus trabalhos definitivos, e também com outros tantos lançando suas estreias, como o Iron Maiden, Ozzy Osbourne, Def Leppard, MSG, Dead Kennedys, etc. Além disso, em 1980 o Led Zeppelin se despediu do mundo do Rock após a morte de John Bonham e o Pink Floyd levou seu ambicioso The Wall para a estrada. Tivemos também a morte de Bon Scott, John Lennon e Ian Curtis, entre outros, portanto tem muita história pra relembrar desse ano histórico para a música.”

Os principais discos lançados há 30 anos também mereceram destaque nesse especial segundo Bento: “Estamos apresentando nada menos do que os 80 melhores álbuns lançados em 1980. Então tem desde gigantes como AC/DC, Rush, Queen e Yes, até Max Webster, Vardis, Blackfoot, Angel Witch, Atomic Rooster e Budgie. Outros destaques são os 12 meses de 1980 passados a limpo, mês a mês, com os principais acontecimentos do ano."

O formato desse especial da Roadie Crew também impressiona: “Além dos textos, cuidei também da arte gráfica dessa edição, então fiz questão de trazer novidades para o mercado editorial brasileiro. Esse formato de edição especial envolvendo um tema central é bastante usado na Europa, mas ainda inédito por aqui. É algo diferente, que tenho certeza que vai causar um impacto no público que adora ler sobre Rock. A capa, por exemplo, foi um grande barato de se fazer, e foi baseada em alguns dos grandes álbuns daquele ano,” diz Bento Araújo, empolgado, que encerra: “É uma grande honra realizar esse projeto ao lado da Roadie Crew. Espero que os leitores da poeira Zine também curtam essa minha nova aventura. Como Ozzy diz: Let’s Go Fuckin’ Crazy!”

Mais informações
Roadie Crew: http://www.roadiecrew.com
Poeira Zine:  http://www.poeirazine.com.br
Próxima
« Anterior
Anterior
Próxima »