Weird Science: Inspiração da capa de 'El Dorado'




A capa do novo single do Iron Maiden, "El Dorado" lembra bastante as revistas em quadrinhos da década de 1950. Isso todo mundo percebeu, mas alguma revista especifica teria inspirado a obra? A reposta é sim, e a revista é a Weird Science edição nº10 da E.C. Comics. Nesta edição de 1951, desenhada e escrita por Wallace Wood, uma das histórias tem o nome de "The Maidens Cried".

A editora E.C. Comics, foi responsável por aquelas que são consideradas as melhores revistas em quadrinhos da década de 1950. Muitas delas de horror, algumas de ficção científica. Em tais publicações, cujo público-alvo era basicamente infanto-juvenil, entre 1950 e 1956 apareceram as melhores histórias de ficção científica em quadrinhos existentes até então, desenhadas por mestres como George Evans, Frank Frazetta, Wallace Wood, Al Williamson e outros. Várias delas foram adaptações de contos de Ray Bradbury e também de outros escritores.

As revistas 'Weird Science' e 'Weird Fantasy' foram lançadas em maio de 1950 e ambas continuaram sendo publicadas até 1953, em março de 1954 fundiram-se em um só título: 'Weird Science-Fantasy', que circulou até 1955. Esses dois títulos, que eram os preferidos da editora, não alcançaram sucesso comercial; a E.C. os manteve vivos porque eram o seu orgulho e porque seus seguidores protestariam caso fossem cancelados. “Weird Science” e “Weird Fantasy” não foram os primeiros títulos desse gênero, mas sim os primeiros a adaptar grandes contos da literatura, abrindo uma nova dimensão gráfica ao gênero. Superaram os clichês e foram em grande parte responsáveis pelo renascimento da ficção. As revistas de ficção-científica e fantasia dos anos 20 e 30 estavam praticamente esquecidas até que a E.C. ressuscitou e renovou suas histórias com um vigor e estilo visual que raramente se via fora dos museus.

Saiba mais:
HQpoint.blogspot.com