EP: Maiden Japan - 1981

Maiden Japan
14 de setembro de 1981

1. Running Free
2. Remember Tomorrow
3. Wrathchild*
4. Killers
5. Innocent Exile

* apenas nas versões 12" dos seguintes países: Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, Coréia, Nova Zelândia, EUA e Venezuela. Outros países que tiveram essa versão à venda importaram desses citados.

É um dos mais importantes itens da banda e grande responsável pelo fanatismo japonês ao Iron Maiden. O Maiden sempre foi uma banda muito querida pelos japoneses, mesmo antes deste item, mas após lançá-lo caiu nas graças do povo oriental.

Existe uma grande polêmica em torno do Maiden Japan no que diz respeito a sua classificação. Uns dizem que é um "mini-LP", e o primeiro ao vivo do Iron Maiden (esquecendo-se do Live +One), já outros tomam como base a própria opinião da banda, classificando-o como um single.

Na verdade o Maiden Japan não pode ser considerado nem um single, nem um LP. Assim como o Live +One ele é um EP (extended play), ou seja, um compacto prolongado, uma classificação entre single e álbum.

Independente de rótulo ele traz ótimas músicas e mostra a potência do Iron Maiden em início de carreira com uma ótima qualidade sonora. Uma verdadeira relíquia para os fãs.

Curiosamente seu nome foi modificado para "Heavy Metal Army" no Japão por que não há tradução exata para Maiden Japan em nenhum dos dialetos da língua japonesa.

No Brasil ele foi vendido como um LP comum e seu preço era um pouco elevado para seu conteúdo. Já na Venezuela o EP teve uma outra capa onde Eddie segura a cabeça de Paul Di'Anno (degolado e estirado no chão atrás de Eddie). Esta capa é rara, e é o primeiro item onde um integrante da banda aparece desenhado.

Informações adicionais:
Ilustração da capa: Derek Riggs.
Gravado em Tokyo, Osaka e Nagoya - Japão, nos dias 21, 22, 23 e 24 de maio de 1981.