Classic Rock: Iron Maiden é a banda do ano!

Na noite do último dia 2 de Novembro em Londres ocorreu o Classic Rock Roll of Honour Awards. A premiação, promovida pela revista britânica de música Classic Rock, teve como vencedor de "banda do ano" o Iron Maiden e atraiu a realeza do rock, incluindo Pete Townshend, Iggy Pop, Ginger Baker entre outros.

Ronnie Wood, o guitarrista do Rolling Stones que tocou primeiro com The Birds em 1964, recebeu a honrosa citação por sua "presença eterna na cena". Ele disse que foi o primeiro prêmio pessoal que ele recebeu. "Quer dizer muito", disse o músico. "Já era hora - eu nunca recebi um desses por mim mesmo." Wood tocou com os Rolling Stones, Faces, The Jeff Beck Group e The New Barbarians, assim como lançou vários álbuns solo.

O pioneiro do punk Iggy Pop foi nomeado uma lenda viva. Reconhecimento musical foi também dado ao falecido baterista do Led Zeppelin, John Bonham, por "inspiração" e o baterista do Cream, Ginger Baker, que foi aclamado como um inovador. O "Black Ice" do AC/DC, que ficou no topo das vendas de álbuns em 29 países, foi eleito álbum do ano por leitores da revista Classic Rock.

"Anvil! The Story of Anvil" foi nomeado DVD/filme do ano. O documentário de Sacha Gervasi sobre uma banda canadense de heavy metal que continua tocando desde o final da década de 1970 causou uma onda de popularidade para o ANVIL. O vocalista Steve (Lips) Kudlow até especulou que uma continuação do documentário pode estar sendo feita. "Todo mundo quer saber qual será o resultado. Eu diria que tem uma chance muito boa de que haverá uma continuação", ele disse na cerimônia na Inglaterra.



Outros prêmios foram para:

* Melhor Banda Nova: Chickenfoot.
* Melhor re-lançamento: Reissues, Black Sabbath.
* Guru do Metal: Biff Byford (Saxon).
* Prêmio Marshall 11: Billy Gibbons (ZZ Top).
* Compositor Clássico: Paul Rodgers (Bad Company).
* Álbum Clássico: Rocks, Aerosmith.
* Revelação: Joe Bonamassa.
* A volta do ano: Mott the Hoople.

Fonte: Whiplash / Cbc.ca