Treta superada? Guns N’ Roses e Iron Maiden tocam juntos no Power Trip Festival

Desde que foi anunciado, o line-up do Power Trip Festival chamou muito a atenção por reunir alguns dos maiores nomes do Metal e Hard Rock, como AC/DC, Metallica, Tool e Ozzy Osbourne. Mas quem deu uma olhada mais atenta ao cartaz do festival percebeu um possível momento de tensão entre Guns N’ Roses e Iron Maiden.

Os dois grupos se apresentam no mesmo dia, sexta-feira, 6 de outubro. Acontece que a combinação está longe de ser a mais óbvia, porque ambas já tiveram fortes desavenças públicas.

A treta toda começou em 1988, quando a banda de Axl Rose abriu para o grupo de Bruce Dickinson durante um show em Quebec, no Canadá. Na época, o Guns estava na onda do sucesso do álbum de estreia Appetite for Destruction (1987), enquanto o Maiden já tinha sete discos lançados.

Mas foi apenas em 2015 que Bruce Dickinson revelou que pensou em “dar um soco” em Axl Rose naquela ocasião. Em entrevista ao Le Journal de Montréal, ele disse que o vocalista do Guns foi desrespeitoso com o público pelo simples fato de todos falarem francês.

"Eu deveria ter ido ao palco e dado um soco nele. Como ele poderia se atrever a falar com o meu público desta forma? Eu sempre lamentei não ter feito isso", disse Bruce Dickinson. 

Naquele mesmo ano de 1988, Axl Rose deu uma entrevista falando sobre o Iron Maiden e que viralizaria nas redes sociais anos depois. Os dois grupos voltaram a se encontrar no festival Monsters of Rock do Reino Unido, terra natal da Donzela de Ferro, que também tinha nomes como KISS, Megadeth e David Lee Roth entre as atrações.

O falastrão Axl Rose não se intimidou ao responder se o Guns N’ Roses tinha alguma semelhança com as demais bandas do line-up, chegando a dizer que esperava “nunca ser igual ao Iron Maiden”:

"Talvez apenas na atitude. Eu gosto do KISS nos seus primeiros dias, mas a única coisa que temos em comum com eles agora é que gostamos de dinheiro e garotas. Com o Iron, eu espero que não [tenhamos nada parecido]. Quer dizer, eles são caras legais… mas uma banda é como uma organização política, nossos álbuns são como nossas posições políticas. As deles são completamente diferentes das nossas, e acho que não tem nada a ver com Rock N’ Roll – nós somos uma banda de Rock N’ Roll. Eu não sei o que eles fazem, mas espero nunca ser assim. Espero que não seja contagioso".

Mas e aí, será que Bruce e Axl estão de boas depois de todos esses anos ou teremos um "acerto de contas" entre Guns N’ Roses e Iron Maiden no Power Trip? Vamos descobrir na Califórnia!