Nicko McBrain explicou em entrevista para Ultimate Classic Rock os novos elementos que o Iron Maiden usou em Senjutsu. Segundo o baterista a banda inseriu linhas de guitarra por trás das melodias da voz principal, inclusive nos versos das músicas, algo que não costumavam fazer em outros trabalhos.
"Em muitas músicas de 'Senjutsu', por trás da melodia vocal, há uma linha de guitarra fraseando a voz. Não acho que tenhamos feito isso muitas vezes no passado, mas nesse novo álbum, há três ou quatro músicas onde fazemos isso e acho que é algo que Steve observou e falou: 'oh, isso funciona muito bem, então vamos fazer'. Não lembro de muitas músicas nossas no passado tendo essa linha de guitarra por trás do vocal - o vocal principal nos versos, não uma harmonia ou um refrão. Portanto, há uma coisa diferente que usamos pela primeira vez. Simplesmente surgiu".
Nicko McBrain também comentou que, por vezes, os integrantes do Iron Maiden nunca sabem o que vai acontecer ao gravar um álbum antes de começar: "Às vezes, as músicas não estão feitas. Há uma ou outra ideia, daí Steve vai embora com uma ideia de Janick e Adrian, ou Bruce e Adrian, e ocasionalmente Dave chega com uma ou outra coisa. Steve sai, tranca-se em algum lugar e a pressão está nos compositores, de fato".
Para o baterista, o Iron Maiden está completamente confortável em "Senjutsu". "Esse álbum teve uma reverência natural, eu diria. Quando estávamos na sala, estávamos totalmente confortáveis. É como calçar um velho par de chinelos e de calças jeans. Estávamos confortáveis", disse.
McBrain afirmou que o produtor Kevin Shirley conseguiu, junto de Steve Harris, obter sonoridades bem diferenciadas para "Senjutsu". Segundo ele, cada faixa do álbum possui um som diferente.
"Sejam os fãs, os resmungões, os promissores engenheiros de estúdio, todas as pessoas que pensam que sabem o que acontece sonoramente em um estúdio, esses experts... ok, você pode resolver tudo por conta própria, mas Kevin e Steve, na minha opinião, se superaram. Eles trabalharam muito para fazer a sonoridade desse álbum funcionar. Cada faixa é diferente. É isso que amo nesse disco. Em nossos álbuns mais antigos, definíamos o som da bateria e era o mesmo em cada faixa. Às vezes havia mais reverb na caixa, por exemplo, mas era o mesmo som. Mas eles acharam sons diferentes para todos os instrumentos nesse novo disco. Isso levou tempo e eles fizeram um grande trabalho".
Fonte: Whiplash.Net