Iron Maiden confirma que usou letra do Beckett em "Hallowed Be Thy Name"



Segundo nota da banda publicada no jornal britânico The Telegraph, o Iron Maiden assumiu que Steve Harris era um grande fã do Beckett e que ele realmente utilizou trechos de uma música da banda em "Hallowed Be Thy Name". O Maiden também confirmou que retirou a música do setlist da atual turnê devido ao processo que está respondendo na justiça.

"Conforme anunciamos, para a segunda parte da turnê 'The Book of Souls' tivemos que fazer algumas mudanças no selist. A primeira foi incluir uma música diferente do novo álbum e como tomamos conhecimento de um processo legal, a segunda mudança foi tirar 'Hallowed Be Thy Name'", confirmou a mensagem divulgada pelo Iron Maiden.

A acusação de plágio partiu de um empresário aposentado chamado Barry McKagy, sob a alegação de que a música do Iron Maiden reproduz trechos da letra de "Life’s Shadow", composta pelo músico Brian Quinn sob o nome artístico Brian Ingham, e gravada pela banda Beckett.

A Phantom Music Management, empresa de gerenciamento artístico do Iron Maiden, publicou o seguinte comunicado: "A disputa envolve a música 'Life's Shadow', composta originalmente no início da década de 1970, creditada para Robert Barton e Brian Ingham, e gravada pela banda Beckett. Steve Harris era um fã do Beckett e cerca de seis linhas de 'Life's Shadow' foram usadas na música de Steve, 'Hallowed Be Thy Name'. Até onde Steve tem conhecimento, isto foi resolvido há alguns anos em um acordo feito com Robert Barton. Qualquer evidência apresentada pelo Sr. McKagy será examinada atentamente e uma defesa será apresentada à corte no tempo devido".

Steve Harris teria copiado os seguintes trechos da música "Life's Shadow":

BECKETT - LIFE'S SHADOW

Mark my words my soul lives on
Please don't worry cause I've have gone
I've gone beyond to see the truth
While I consider my new youth

When your time is close at hand
Maybe then you'll understand
Life down there is just a strange illusion

IRON MAIDEN - HALLOWED BE THY NAME

Mark my words please believe my soul lives on
Please don't worry now that I have gone
I've gone beyond to see the truth

When you know that your time is close at hand
Maybe then you'll begin to understand
Life down here is just a strange illusion



Curiosamente, além do trecho em questão na disputa judicial a música do Beckett possui em sua parte final uma melodia incrivelmente parecida com a da faixa The Nomad, do álbum Brave New World (2000). Mas as curiosidades não param por aí: o Beckett também foi empresariado por Rod Smallwood e a faixa "Rainbows Gold" foi regravada pelo Iron Maiden no lado B do single "2 Minutes To Midnight" em 1984.



Barry McKagy comentou a situação: "Não há a menor necessidade deles retirarem a música do setlist. Mas se eles realmente querem fazer a coisa certa, eles são bem vindos a entrar em contato comigo ou com meus advogados, e encontrar uma forma de fazermos um simples acordo, a fim de que eles possam novamente tocar 'Hallowed Be Thy Name'. Pois nunca foi intenção minha querer que os fãs parem de ouvir sua canção favorita do Iron Maiden".