![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgLLtSkosDvCd4RL9hLR0duBTLF_gOOWxS7iJfUKiHWOo-GrVEz_5Rhi1Vkn4kcpa03Q4hVtC4UaFhm-NgH_PiN9knd6nkXM55ehv3WhohFfDbJFiM9Zf9ecSKIlnGrVlP5NK-qT7zB0d0/s640/ed-force-one-antonov-Andrew-Ritchie.jpg)
O Ed Force One, avião do Iron Maiden, compartilhou a pista do aeroporto de Perth e dividiu as atenções dos australianos com o gigantesco Antonov An-225 Mriya, o maior avião do mundo.
Segundo a imprensa local, cerca de 20 mil entusiastas juntaram-se nas ruas próximas ao aeroporto, para assistir à aterrissagem da gigantesca aeronave, bloqueando diversas vias de acesso e provocando muitos transtornos para quem precisava viajar. Na viagem para a Austrália, o Antonov, que partiu de Praga, na República Tcheca, e fez escalas no Oriente Médio e na Ásia, transportou um gerador de 117 toneladas.
#An225 meets other celebrities in #Perth: @IronMaiden @dw_business @dw_wirtschaft pic.twitter.com/K2c8r9V8cH— Grit Hofmann (@grit_hofmann) 15 de maio de 2016
O avião possui 84 metros de comprimento, 88 de envergadura (distância entre a ponta das asas) e pesa 175 toneladas sem carga e combustível. É o único exemplar em atividade. Foi originalmente construído para transportar o Buran, um antigo ônibus espacial soviético que fez apenas um voo (não-tripulado), em 1988. O que ajuda a explicar também as proporções de seu compartimento de carga: 43 metros de comprimento, 6,4 metros de largura e 4,4m de altura.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi9UiLwaIx_KsdklHCLtyMEwn6KSAy4o3aHHB5zFkaq7pysC-m2pOZATAV3dJyhyphenhyphen22Q-5DPH7h5i3qx9oZfGCEm0Up-LhdZ2MmXyTF_BoPjx2O1jg7TdMy4a30PNGJPdkFzamVyG6Gv6uk/s640/Rob-Scott-ed-force-one-antonov.jpg)
O Antonov fez seu primeiro voo em 1988 e começou a operar no ano seguinte. Os planos de construir mais unidades foram cancelados pelo fim da União Soviética e o colapso do programa Buran. A aeronave foi aposentada em 1994, mas voltou a ser usada sete anos mais tarde. Não tem sido usada apenas para fins comerciais e já foi comissionada para operações humanitárias como, por exemplo, o terremoto no Haiti, em 2010, e a tsunami em Fukuoka, no Japão, em 2011.
Com seis turbinas, o An-225 pode carregar até 250 toneladas, uma capacidade de carga muito maior que a de concorrentes como o Boeing 747-800 (140 toneladas) e o Airbus 330 (65).
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgbQJs8Zpm1Af4meCV5qs5YNYxD69QbRb6UedwT2-Nmmaf7H8eZymnlj66gQA2vCX_njCdTkme40QJOrDn8JI-XxCZq8-C_hW_eVqIRWoxAK_wwgMrQmRFMphCvr5JDPhiCuQoJXpBCLaY/s640/ur-82060-antonov-airlines.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiqA-w5azGxvHmddDOR9gVTqrH2bMyJJ3RfICOy8pDG46aDoQ5gqwekQWNCrvF36484wDCN6tKoJbEIUNpPb5f04p0DTWN1EIvR604s0lCDjfm-9kbvRhF36oZ9JEFT6Wk-gKC-IkD6Qks/s640/Antonov+An-225+Mriya.jpg)