A Vivendi SA Universal Mucis Group, maior gravadora do mundo, concordou em vender o selo Sanctuary Records, detentor dos discos de bandas como Iron Maiden, Black Sabbath, Motörhead e Megadeth para a BMG Righ Manangements, como parte de uma concessão exigida por reguladores da União Européia.
A transação envolvendo a Sanctuary Records está entre a venda de ações pedida pelos reguladores europeus após a aquisição da EMI Group pela Universal Music, sendo este o segundo selo comprado pela BMG Rights dentre aqueles que estavam em oferta. De acordo com um pronunciamento feito hoje pela BMG, a Sanctuary foi vendida por cerca de US$ 62 milhões.
A Sanctuary Records foi fundada em 1979 por Rod Smallwood e Andy Taylor, e teve entre os seus primeiros grupos o Iron Maiden. O nome do selo deriva da música "Sanctuary" do Iron Maiden.
Na semana passada a Universal também vendeu a Parlophone, selo que possui bandas como Coldplay, The Pet Shop Boys e a cantora Tina Turner para a Warner Music Group por US$ 784 milhões.
A BMG Righs é uma empresa alemã controlada pela KKR & Co. que está atualmente expandindo seus negócios para a música: “Nós não temos segredos sobre nossa ambição de criar uma nova força na indústria musical focado em entregar serviços e receitas aos artistas”, disse o Chefe Executivo da BMG Hartwig Masuch ao Bloomberg.
Fonte: Whiplash.Net