Eddie contra a corrupção: Seja Rápido ou Morra!



Com certeza a maioria dos fãs conhece a capa do single 'Be Quick Or Be Dead', do disco 'Fear of the Dark' do Iron Maiden, lançado em abril de 1992. A arte em questão traz o mascote Eddie segurando violentamente pelo pescoço um senhor de terno e com olhar desesperado; talvez o último olhar que ele daria em vida. O que poucos sabem, é que o velho agarrado pelo morto-vivo do Iron Maiden  é o Sr. Robert Maxwell. 

Maxwell nasceu na extinta Tchecoslováquia, em 1923. Ele foi membro do parlamento britânico e um megaempresário que tinha negócios por toda Europa. Depois de sua morte, foi descoberto um desvio de fundos que seriam de pensão aos seus trabalhadores para reforçar as ações do Grupo Mirror (o qual ele era proprietário) e tentar evitar a falência de suas empresas. A frase 'Maxwell pegou dinheiro do fundo de pensão' está escrita em um dos recortes de jornal na capa do single.

Robert morreu em novembro de 1991 (cinco meses antes do lançamento do single) após partir em seu iate para um passeio nas Ilhas Canárias. Ao que tudo indica, seu corpo caiu do barco e foi encontrado boiando no Oceano Atlântico. Laudos oficiais apontaram afogamento como causa da morte. O primeiro-ministro britânico da época, John Major, disse que Maxwell tinha lhe dado 'informações valiosas' sobre a situação na União Soviética durante a tentativa de golpe. 'Ele tinha um grande caráter', acrescentou.

Mas Eddie não o perdoou!





Fonte: Whiplash.Net