Entre as atrações internacionais desta edição estão nomes como a japonesa Inoue Kumiko e o jovem instrumentista Benjamin Creighton, do País de Gales, que com apenas 13 anos de idade já ganhou vários prêmios e é considerado a grande revelação da harpa no mundo. No dia 22, às 16h, no Museu da favela Pavão-Pavãozinho, em Ipanema, e no dia 23, às 18h, no Palácio da Cidade, sede da prefeitura carioca, os concertos são com a também galesa Claire Jones, harpista oficial da corte britânica, que tocou no recente casamento do príncipe William com Kate Middleton.
Há também uma semana dedicada aos harpistas latino-americanos, reunindo instrumentistas da Argentina, do Chile, Paraguai, Peru, da Colômbia, Venezuela, do México e de países do Caribe. No repertório dos concertos, obras clássicas se juntam a variados gêneros populares, como músicas antilhanas e paraguaias.
Na programação do evento, o Arquivo Nacional recebe hoje, 10 de maio, às 17h e amanhã, 11 de maio, às 12h, no CCBB, a harpa do brasileiro Jonathan Faganello, que faz sucesso na internet com vídeos para versões em harpa para clássicos de bandas como Iron Maiden e Metallica!
Harpistas brasileiros de renome, como Silvia Braga e Maria Célia Machado, também estão na programação. Um dos destaques nacionais é o concerto da Orquestra Brasileira de Harpas interpretando obras de Villa-Lobos, Francisco Mignone e Edino Krieger, entre outros compositores.
VI RIO HARP FESTIVAL - 2011
10 DE MAIO - TERÇA-FEIRA
Arquivo Nacional - 17:00h
Praça da República, 173 – Centro
Capacidade: 150 lugares
Músico: Jonathan Faganello, harpa – Brasil
Programa: Iron Maiden, Metallica, Stratovarius, Scorpions, Rhapsody of Fire.
11 DE MAIO - QUARTA-FEIRA
Centro Cultural Banco do Brasil - 12:30h
Rua Primeiro de Março, 66 - 4º andar – Centro
Capacidade: 100 lugares
Músico: Jonathan Faganello, harpa – Brasil
Programa: Iron Maiden, Metallica, Stratovarius, Scorpions, Rhapsody of Fire.
A programação completa pode ser consultada no site www.rioharpfestival.com.br
Saiba um pouco mais sobre Jonathan Faganello na matéria abaixo e no site oficial do músico.
http://www.jonathanfaganello.com.br
Fonte: Jonal do Brasil / Destak