Dennis Stratton: "Esse jeito de tocar do Iron Maiden foi ideia minha"

O guitarrista Dennis Stratton, que gravou o primeiro álbum do Iron Maiden, recentemente falou para o site Sonic Perspectives sobre seu período com o grupo. Quando perguntado se sabia o quão revolucionário o disco de estreia da banda seria para o heavy metal, Stratton admitiu: 

“De jeito nenhum. Em 1979, quando eles assinaram com a EMI em Londres, eles basicamente se transformaram da noite pro dia de uma banda de pub para uma banda grande. Quando eu os conheci eram só três deles – Steve Harris, Dave Murray e Paul Di’Anno. Eles não tinham um baterista fixo e nem um segundo guitarrista.”

Stratton também disse se julgar responsável pelo estilo musical do Maiden que utiliza a técnica de guitarras fazendo harmonias, o que ele considera ter “transformado o som da banda”.

“Tenho orgulho em dizer que fui eu que introduzi esse jeito de tocar ao Maiden e eles o mantiveram,” afirmou. “Eu fiz toda a pré-produção para o Killers e dá pra notar que quando o Adrian Smith entrou você consegue ouvir muito do meu jeito de tocar nas harmonias que o Adrian precisou aprender. Então ele gravou o álbum e depois disso eu ouvi outros álbuns, conforme eles seguiram com sua carreira, com três guitarristas, e eles mantiveram esse estilo de tocar com as guitarras formando harmonias. Então, sim, é um grande bônus para mim dizer que foi ideia minha. Fui eu que iniciei esse som na banda.”

Fonte: Wikimetal