Bruce Dickinson admite que Steve Harris manda no Iron Maiden

Em entrevista para a revista Classic Rock, Bruce Dickinson revelou detalhes sobre o processo de composição do Iron Maiden com o baixista Steve Harris no comando e destacou o que acontece caso não curta alguma música feita pelo chefe.

"Esta é a banda de Steve, definitivamente. É a visão dele desde o primeiro dia. Você já conheceu Steve Harris? Se Steve quer uma música em um álbum, a música estará no álbum. Acredite em mim", respondeu Bruce, aos risos, ao ser perguntado se há algum tipo de "votação democrática" no Iron Maiden para decidir quais ideias entram em um álbum.

Ainda durante o bate-papo, Dickinson comentou que compor com Harris é um exercício de "precisão". O baixista costuma criar suas músicas com ideias muito definidas de arranjos, inclusive vocais - portanto, até mesmo as letras precisam se encaixar perfeitamente naquela melodia criada pelo líder da banda.

"Quando Steve e eu sentamos para trabalhar nos vocais e linhas da melodia, ele tem os arranjos definidos com muita precisão e, muitas vezes, ele tem em sua mente um lugar muito específico para cada sílaba da letra", afirmou.

De acordo com Bruce, o trabalho enquanto vocalista do Iron Maiden consiste em "encontrar espaços onde é possível colocar a performance". "Se o método de composição de Steve for visto como o horizonte de uma cidade, com blocos de arranha-céus, eu saio rolando e mergulhando, ondulando em torno disso, encontrando meu próprio caminho", disse.

Steve Harris é, de fato, um sujeito muito exigente, segundo Bruce Dickinson. Porém, o vocalista revelou compreender esse traço da personalidade do baixista.

"A essa altura de nossa carreira, sabemos como trabalhar juntos e ler um ao outro. Steve é muito exigente, mas eu entendo seu jeito. E com o passar dos anos, minha voz ficou mais gorda e sólida nos registros mais graves, pois adquiri novas tonalidades conforme envelheci. Isso abriu muitos novos caminhos de expressão. É empolgante, tanto para Steve quanto para mim, eu acho", concluiu.

Fonte: Whiplash.Net