Nicko McBrain: Senjutsu tem um pouco de tudo que o Iron Maiden já fez

Em entrevista para a T95 The Rock Station, o baterista Nicko McBrain falou sobre a produção de "Senjutsu", novo álbum do Iron Maiden.

"Começamos a gravar em março, talvez fevereiro, na verdade, de 2019. Tivemos um pouco de folga entre a primeira e a segunda parte da turnê "Legacy Of The Beast", e decidimos, na época do 'The Book Of Souls', que íamos fazer outro álbum. Porque as coisas são planejadas com anos de antecedência no Iron Maiden, e Rod, Bruce e Steve sentam, planejam e falam com todos. Então marcamos algum tempo no estúdio Guillaume Tell em Paris, mas, infelizmente, era inverno, então, sinceramente, não fiquei feliz por estar lá, vou te contar. Sou um cara do clima quente da Flórida; 31 anos que moro lá".

"Nós fomos gravar o disco, e, claro, fizemos a turnê 'Legacy' e estávamos planejando tudo que estava por vir e, claro, o resto é história; o mundo se fechou, mas de certa forma, isso nos deu muito tempo para planejar o lançamento do álbum, mas também para lançar um vídeo fenomenal no qual Bruce e a equipe trabalharam, para 'The Writing On The Wall'. Então, de certa forma, isso nos deu um pouco de liberdade neste aspecto, pois embora esse tipo de coisa, a animação, seja tudo feito com computadores e não precisa ser feito em um escritório e um cara sentado e desenhando. Então, sim, tivemos sorte nisso. E eu tenho que tirar meu chapéu para o Bruce Dickinson e a equipe por um vídeo absolutamente esplêndido."

"A única maneira de resumir este álbum é que há um pouco de tudo nele. Se você analisar certos sons, certas maneiras de tocar a guitarra, certos tratamentos vocais, diferentes compressões de bateria. Os tons do baixo do Steve mudam ligeiramente. Há um pouco de tudo, digamos, desde os primeiros álbuns do Maiden até o meio, 'Somewhere in Time', 'Seventh Son of a Seventh Son'. Steve escreveu três dessas músicas épicas, acho que há mais de 30 minutos de composição em apenas três músicas, e foi tudo escrito por ele. Ninguém apareceu com mais nada e Steve disse, 'Eu tenho uma ideia para esta melodia.' Obviamente, à medida que é criado, você tem sua contribuição artística. Não é como se eu tivesse que tocar exatamente o que Steve deseja. Ele tem um esboço, mas há algo para todos"