Nicko McBrain: o tempo das músicas não faz diferença para o Iron Maiden

Nicko McBrain revelou em entrevista ao programa de rádio Talkin' Rock With Meltdown, que o baixista Steve Harris já não se importa mais com a duração das músicas que cria para o Iron Maiden.

O baterista disse que Steve tem uma espécie de formato em que gosta de compor suas músicas. "A forma como Steve compõe - tem um começo, um meio e um fim. Há partes entrando no meio, mas essa é a teoria da coisa. Tem uma introdução, tem o restante da música e tem a conclusão".

Partindo desse contexto, as composições podem ser "estendidas", de acordo com o baterista. E desde que isso favoreça o resultado final, nem Steve Harris, nem os outros integrantes da banda se importam caso a faixa ultrapasse uma duração considerada convencional.

"Gravamos uma música, daí vamos para a sala de controle e curtimos o resultado. Daí Kevin Shirley diz: 'sabe quanto tempo dura?'. Eu fico tipo: 'não, cara, diga-nos... é um single de 7 polegadas (3 a 4 minutos), mas não usamos isso como regra, usamos?'. Então, ele diz: 'é uma música de 12 minutos'. E nós: 'oh, outra de 12 minutos, ótimo'. Como se o tempo fizesse diferença. Não faz. Você não pode dizer a um pintor como Michaelangelo no meio de seu trabalho: 'acabe logo, você sabe quanto tempo está demorando para você pintar isso?'. É como uma bela obra de arte. Enfim, essa é minha lamentação do dia".