Belshazzar's Feast: o novo álbum do Iron Maiden será anunciado em 15 de julho?

Em 28 de junho, Bruce Dickinson deu a entender que o anúncio de algo muito importante do Iron Maiden é iminente. Ao fazer isso, ele vestiu uma camiseta que dizia "Belshazzar's Feast". Mesmo nome de um capítulo do Livro de Daniel, parte da Bíblia Hebraica, que muitas vezes também é chamado de "Writing on the Wall". Como todos devem se lembrar, a sigla WOTW também estava presente no pôster da Legacy of the Beast Tour '22. Isso, juntamente com o fato de que Bruce deu uma pista dizendo que o anúncio estava bem "na nossa frente", deixou os fãs do Maiden super curiosos. E eles encontraram muito mais coisas! 


Ao pesquisar "Belshazzar's Feast" no Twitter encontramos uma conta estranhamente chamada de Daniel @Bels_Feast. Ele tem alguns tweets sobre o tema, inclusive perguntando do que se trata (claro que ironicamente). Navegando pela página, você pode encontrar uma foto com Rod Smallwood (empresário do Iron Maiden) durante o evento "Heavy Metal Truant", da instituição de caridade relacionada ao Iron Maiden e da qual o próprio Bruce participou este ano, no Download Pilot. Atrás deles, como o perfil indica, está um pôster com a mesma escrita e logotipo da camiseta de Bruce: "Belshazzar's Feast"

E tem mais: o Daniel também postou uma foto em alta resolução do pôster, na qual podemos ler o algarismo romano IMXVII. Os mais atentos notarão que tal número não existe, mas e se destacarmos as duas primeiras letras? I ron M aiden XVII será que teríamos "Iron Maiden 17". Um novo álbum seria o 17º de estúdio do Iron Maiden.

Ficou animado? Bem, então olhe para o pôster novamente e você verá que ele possui uma data: 15 de julho. Com todas essas pistas que se encaixam perfeitamente, é realmente difícil não pensar que é uma data de anúncio para o 17º álbum da banda.

Ainda não está convencido? Bem, a lista de perfis que Daniel segue no Twitter pode parecer à primeira vista que são coisas aleatórias, mas são 16 contas... que são citações aos álbuns do Iron Maiden, inclusive em ordem cronológica! 

Você ainda tem uma última dúvida? Bem, abaixo podemos encontrar uma entrevista com Frank Turner, cantor e compositor inglês e fã obstinado do Iron Maiden, feita no Download Pilot. Nada de estranho parece acontecer até que aos 9:11, ele é questionado: "Eles dizem que há um álbum do Iron Maiden pronto, quão animado você está?". Nesse momento Turner, visivelmente rindo, abre o moletom e mostra a camiseta que Bruce também usou na entrevista para a Sky News, aquela com o logo Belshazzar's Feast! 

No curioso pôster da mesma arte da camiseta havia um endereço de e-mail para o qual alguns fãs escreveram. Uma resposta automática então chegou, contendo a seguinte mensagem:


"Você bateu e nós fomos convocados.
Você tem fome e logo vai festejar.
Ascensão assegurada ao paciente.
Seja você um homem ou uma besta.

Nós, da irmandade, estamos observando.
Em nossas marcas, você precisará se preparar.
O fogo de Belsazar está chegando.
Que três palavras, avisaremos, mas ainda não."

Obviamente, é um enigma que contém várias pistas. A maioria parece indicar que a espera valerá a pena, e que não falta muito para o que queremos. As informações mais interessantes parecem estar nas duas últimas linhas. "The Fire of Belshazzar" está escrito em letras maiúsculas e diz-se que "está chegando". Poderia esse ser o título do novo álbum? 

Se não houvesse nenhuma linha abaixo diríamos sim, sem dúvida, mas o texto prossegue dizendo que três palavras serão reveladas, mas não por enquanto. Talvez essas três palavras sejam as que compõem o título do álbum? Também aqui se pensaria assim, mas devemos também nos lembrar do contexto bíblico em que nos encontramos. A "Belshazzar's Feast" (sim, a escrita do pôster, da camisa de Bruce, da conta do Twitter, etc.) também é chamada de "Writing on the Wall" justamente porque, durante um banquete em que Belsazar / Balthasar profanou a cerâmica de Jerusalém, surge a mão de Deus escrevendo três palavras na parede: MENE, TEKEL, UPHARSIN. Daniel é chamado para decifrar a mensagem, já que ninguém conseguia. Ok, não queremos roubar do Iron Maiden a chance de lhe contar a história, então paramos por aqui; o importante é que seja feita menção às três palavras. Seria esse o título do novo álbum do Maiden? Muito difícil mesmo do ponto de vista de marketing, então a última linha do e-mail pode ser apenas uma citação da história. Portanto, por enquanto, The Fire of Belshazzar parece ser o título certo. Mas isso não é tudo! Talvez alguém tenha notado, mas as iniciais do segundo verso da mensagem compõem a já famosa sigla " WOTW ", Writing on the Wall. A esta altura, parece estabelecido que este será o título do single, mas e se também fosse a faixa-título do álbum?

Agora, vamos falar sobre o que realmente parece ser o tema do disco. As referências ao Livro de Daniel já estão sendo reveladas, mas o novo número da revista enviada aos membros do fã clube oficial pode conter mais. Enquanto isso, como você bem sabe, o 17 de 117 está em destaque na capa, uma clara referência ao 17º álbum da banda, mas por dentro há mais. Na verdade, nos agradecimentos, um "The Nabuchadnezzar Pub & Alehouse " é mencionado. Nem é preciso dizer que tal lugar não existe, mas Nabucodonosor é o protagonista do segundo capítulo do Livro de Daniel . Já estamos, portanto, em dois capítulos mencionados, e é difícil não presumir que este novo álbum será um álbum conceitual, inspirado no Livro de Daniel e com 12 canções, tantas quanto os capítulos do livro. Entre outras coisas, no final falamos de feras que vêm do mar, portanto um tema bem Iron Maiden.

Resumindo, as pistas são muitas e todas se conectam perfeitamente. Este é provavelmente o início da melhor campanha de marketing já feita pela banda, que sabe muito bem que seus fãs adoram encontrar os detalhes em tudo. Desnecessário dizer que se algo diferente acontecer vai ser frustrante, mas é realmente difícil não ser o tão esperado novo álbum!

Fonte: Iron Maiden Itália