Iron Maiden: "Martin Birch foi uma das melhores pessoas com quem já trabalhamos"


O Iron Maiden manifestou pesar pelo falecimento do produtor musical Martin Birch, parceiro e amigo de longa data da banda, que foi fundamental para a sonoridade e identidade da Donzela de Ferro nas décadas de 1980 e 1990. Martin faleceu no último final de semana, aos 71 anos.

Em nota publicada sem seu site oficial e redes sociais, a banda se pronunciou:

"Um homem de muitos apelidos... e simplesmente uma das melhores pessoas com quem já trabalhamos."

Steve Harris:
“Ele foi absolutamente brilhante. Ele não era apenas um produtor, ele era um engenheiro que botava a mão na massa, sabia como obter um ótimo som. Ele também era fantástico em motivar as pessoas; ele apenas tinha um jeito de tirar o melhor de você. Ele também era um homem muito bom, muito divertido e com um ótimo senso de humor e isso o tornava fácil de se trabalhar. Todos nos demos muito bem com ele e toda a banda está muito triste com a notícia de hoje.”


Bruce Dickinson:
“Para mim, Martin foi um mentor que transformou completamente o meu canto: ele era um psicoterapeuta e, em suas próprias palavras, um malabarista que podia espelhar exatamente o que era uma banda. Esse era seu talento especial como produtor. Ele não era um titereiro, não manipulava o som da banda, apenas refletia da melhor forma possível. Além de tudo isso, ele era um ser humano maravilhoso, caloroso e engraçado. Martin e eu compartilhamos uma paixão pelas artes marciais - ele pelo karatê e eu pela esgrima, o que nos deu outro vínculo também. Estou muito triste por ouvir esta notícia, é incrível que ele tenha falecido tão jovem para um homem que era tão cheio de vida.”

Rod Smallwood:
“Ele era um cara fantástico que sempre compartilhou um respeito mútuo com a banda. Ele nunca, jamais, nos deixou no estúdio. Ele foi um verdadeiro cavalheiro e sua falta será imensamente sentida por todos na Família Maiden."

Confira a lista de álbuns do Iron Maiden produzidos por Martin Birch

1981 – Killers
1982 – The Number of the Beast
1983 – Piece of Mind
1984 – Powerslave
1985 – Live After Death
1986 – Somewhere in Time
1988 – Seventh Son of a Seventh Son
1990 – No Prayer for the Dying
1992 – Fear of the Dark
1994 – Maiden England 88