Steve Harris: "acusar o Iron Maiden de ser uma banda satânica foi ridículo"


Steve Harris relembrou, em entrevista ao Miami New Times, do período em que o Iron Maiden sofreu uma tentativa de boicote por religiosos, durante uma turnê nos Estados Unidos, em 1982. Na época, a banda promovia o álbum "The Number of the Beast", que gerou polêmica tanto pela capa quanto pela faixa título, além de outras músicas, como "Children of the Damned" e "Hallowed Be Thy Name".

Ativistas religiosos queimaram discos da banda em público, protestaram na entrada de casas de shows onde o grupo iria se apresentar e, por vezes, até carregaram uma cruz de 7,5 metros enquanto pediam boicote aos britânicos. Além disso, houve uma mobilização para que fossem colocados selos nas capas dos álbuns, alertando sobre o "conteúdo subversivo" - uma espécie de pré-PMRC (Parents Music Resource Center), um comitê que acabou sendo formado nos Estados Unidos, em 1985, para aumentar o controle dos pais sobre o acesso de crianças e adolescentes a músicas com esse teor.

"Aquilo foi hilário, absolutamente hilário. Foi tão ridículo que pensamos em fazer algo ridículo de volta", afirmou Harris, durante a entrevista.

A atitude "ridícula" tomada pelo Iron Maiden após a situação foi uma mensagem gravada ao contrário no início da música "Still Life", do álbum seguinte, "Piece of Mind" (1983). Na faixa, é possível ouvir o baterista Nicko McBrain falar em dialeto rasta as frases "What ho sed de ting wid de t'ree bonce" ("O que disse o monstro de três cabeças") e "Don't meddle wid tings you don't understand" ("Não mexa com coisas que não entende"), com um grunhido no fim.

"Achamos que as pessoas provavelmente não entenderiam de qualquer forma. E se entendessem, dariam uma boa risada", revelou Steve Harris. "Funcionou, porque as pessoas não sabiam o que era. Essa é a voz disfarçada de Nicko - ninguém consegue entendê-lo, mesmo nos melhores momentos", completou.

A controvérsia serviu para promover ainda mais o Iron Maiden. "The Number Of The Beast" acabou por conquistar uma satisfatória 33ª posição nas paradas da Billboard, nos Estados Unidos, e a banda conseguiu sair bastante conhecida do país após uma turnê com uma centena de shows por lá.

Fonte: Whiplash.Net