Nicko McBrain: "Estou pensando em parar da maneira mais grandiosa possível"



Com 65 anos, o baterista Nicko McBrain é o membro mais velho do do Iron Maiden. O músico que está na banda desde 1982 sorri ao comentar a longa carreira com o grupo: "Mais da metade da minha vida estive com o Iron Maiden. É parte de minha sina". Em entrevista para a Classic Rock Magazine, Nicko falou sobre aposentadoria e disse que quando isso acontecer, será em grande estilo!

Classic Rock: Todos sabemos que as funções mais difíceis na banda são a de Bruce e a sua. Como você se sente hoje em dia?

Tenho que ser honesto, quanto mais velho eu fico, mais difícil fica para tocar. Ao menos quando bebia eu não sentia isso, a não ser pelas ressacas.

Classic Rock: Sério?

Hoje em dia me sinto bem. Mas precisei olhar mais para meu corpo. Adquiri artrite nas mãos. Tive que ficar em forma. Eu tive muita inspiração na maneira como Bruce lutou para ter sua saúde de volta. Ele é um cara forte!

Classic Rock: E então...

Bem, estaria mentindo se falasse que não senti medo de que o pior fosse acontecer quando aquela palavra com "C" foi mencionada. Foi um momento muito pesado. Deve ter sido uma barra tremenda para sua família. Mas o sentimento em meu coração era de que ele era um cara muito forte, não apenas fisicamente, mas também mentalmente.

Classic Rock: Como cristão, você orou por ele?

Orei todos os dias por Bruce. Eu acredito no Senhor, e minhas preces foram atendidas, assim como as orações de todas as outras pessoas.

Classic Rock: Você acha que os outros caras na banda também oraram por ele?

Sim, tenho certeza. Bruce também me disse que sempre cantava "Heaven Can Wait" no banho, com o clássico senso de humor dele!

Classic Rock: Enquanto Bruce passava por tal situação, você reavaliou sua própria vida?

Somos mortais, e sempre questionamos nossa mortalidade quando algo como isso acontece. Mas agora Bruce já superou tudo isso.

Classic Rock: Quem na banda é o mais próximo de você?

Diria de cara que é o Steve. Ele é o meu confidente. Se tenho alguma coisa que preciso falar, é Steve que eu procuro.

Classic Rock: Odeio trair a confiança dele, mas Steve confidenciou que você é o maior "reclamão" da banda...

Ha ha! Seu desgraçado! Mas tenho que admitir que Steve está certo. Sou o que mais reclama mesmo. Ao mesmo tempo, sou o comediante da banda, a vida e a alma. Mas quando estou de folga, sim... sou o reclamão!

Classic Rock: Steve e Bruce tiveram suas diferenças no passado. O que mudou?

É como quando duas pessoas que se apaixonam, se casam, se separam e acabam se casando outra vez. Há um sentimento de amor envolvido e o sexo é a música em si. Não é uma coisa gay... não me leve a mal. É uma analogia estranha (Risos), mas é como eu percebo.

Classic Rock: Quando você não está trabalhando com o Iron Maiden, o que você faz da vida?

Eu jogo golfe. E tenho uma outra banda, "The McBraniacs". De uma forma divertida, é uma banda tributo ao Iron Maiden, mas também tocamos coisas como AC/DC, Deep Purple, Hendrix, mas essencialmente tocamos músicas do Maiden.

Classic Rock: Você pensa muito sobre sua vida depois do Iron Maiden?

Admito que tenho pensado muito nisso. Mas também não vejo a banda se aposentando em breve, a qualquer momento. Mas uma coisa tem que ser dita: nunca nos tornaremos uma paródia de nós mesmos. Mas é meu dever conduzir o Iron Maiden até o dia que eu não seja mais capaz disso.

Classic Rock: Então, de forma realista, quanto tempo você ainda tem?

Idealmente... dez anos? Não, não vejo isso. Imagine eu tentando tocar 'Run To The Hills' com setenta e três anos de idade! Então, não sei te responder caro colega. Mas estou pensando em parar da maneira mais grandiosa possível.