Steve Harris: "um baixista não precisa de cinco cordas ou mais"



Em entrevista ao site dos captadores Seymour Duncan (Steve Harris usa modelos signature SPB-4 P-Bass) o baixista do Iron Maiden comentou sobre alguns aspectos curiosos da sua relação com os baixos.

O que você procura em um baixo?

Steve Harris: Apenas um bom timbre, na verdade. Eu comecei a usar captadores Seymour Duncan porque tinha problemas com os captadores originais e a fábrica disse que conseguiria fazer captadores que funcionariam como eu queria - e fizeram. Agora meus baixos vêm com os meus captadores Seymour Duncan customizados.

Você tem um timbre de baixo muito distinto. Você criou um estilo e som quando ninguém tocava daquele jeito. Como você chegou a esse timbre?

Steve Harris: Eu realmente não sei. É apenas o meu estilo de tocar. Se outra pessoa tocar com meu equipamento, não vai soar do mesmo jeito. Um pouco vem dos captadores que você usa, e todas as outras coisas; cordas com certeza fazem alguma diferença e, claro, os amplificadores e os alto-falantes. Mas eu acho que se você tiver seis músicos tocando no mesmo equipamento todos eles vão soar diferentes.

Você maltrata os seus baixos durante as tours?

Steve Harris: Não. Eu não maltrato eles como Janick maltrata suas guitarras. Eu trato meus instrumentos com muito respeito. Não querendo criticá-lo mas eu não vou ficar jogando meu instrumento para o ar ou batendo neles ou este tipo de coisa. Eu tenho tocado o mesmo baixo por muitos anos. Detalhes diferentes, cores diferentes, mas o mesmo tipo de baixo que eu uso desde os anos 70. Eu gosto de manter bem simples.

Você coleciona instrumentos?

Não. Eu tenho alguns baixos e eu ganho muitos, o que é muito legal. Acabei de ganhar um de um amigo, um Fender Precision com um Eddie, é simplesmente fantástico. Um presente fantástico. mas eu realmente não os coleciono. Eu nunca me interessei por isso. Desde que eu tenha baixos suficientes para fazer a tour eu tenho tudo o que preciso.

Você já experimentou um baixo de cinco cordas?

Nah, é uma corda sobrando. Em minha opinião um baixista não precisa de cinco cordas ou mais. mas cada um com sua opinião. Se alguém acha importante ter mais cordas, ok. Mas não eu.

Fonte: Whiplash.Net