Trooper: a história de sucesso da cerveja do Iron Maiden



Da parceria entre duas grandes histórias britânicas de sucesso, o Iron Maiden e a cervejaria Robinsons, uma das mais bem sucedidas e respeitadas cervejarias familiares da Grã-Bretanha, surgiu a Trooper, a cerveja oficial da maior banda de Heavy Metal de todos os tempos.

Essa história começa em 2013, quando o vocalista Bruce Dickinson se juntou aos cervejeiros da família Cheshire Robinsons para criar a Trooper. Com um papel importantíssimo no desenvolvimento do sabor original da cerveja, Dickinson, que é um fã declarado da tradicional cerveja inglesa, fez cursos e visitas constantes à Robinsons em Stockport, participando ativamente de todo o processo de criação.

       



Famosa por fabricar a premiada Unicorn Brewery, em Stockport, há 176 anos, além da lendária “Old Tom” Strong Ale, que já foi escolhida como a “Melhor Cerveja do Mundo” pela Beers Of The World, a Robinsons embarcou no ambicioso projeto do Iron Maiden e construiu junto com a banda uma inquestionável marca de sucesso no concorrido mercado de cervejas.

O NOME DA CERVEJA
O nome da cerveja vem da faixa "The Trooper", do álbum Piece Of Mind de 1983. Escrita pelo baixista Steve Harris, esta é uma das músicas mais populares do Iron Maiden e sempre um dos maiores destaques em qualquer show do grupo. O personagem militar de Dickinson no palco, acenando com a bandeira Union Jack é um importante e tradicional elemento simbólico das apresentações ao vivo da banda.



Eddie, o mascote do Iron Maiden e ícone instantaneamente reconhecível por estampar cada capa de álbum, camiseta e cartaz da banda, também foi peça fundamental para o sucesso da cerveja, e está lá, desde a bomba do barril ao centro do rótulo das embalagens da Trooper.

“Trooper foi uma escolha bem óbvia para chamá-la”, comenta Dickinson. “Nós temos uma obra prima em mãos. É uma das imagens mais tatuadas do mundo e faz referência à grande tradição do poder militar britânico”, completa o vocalista.



SUCESSO DE VENDAS
Lançada oficialmente no mercado em maio de 2013 e sem gastar um único centavo em publicidade, a cerveja Trooper bateu recordes ainda na pré-venda, com encomendas de mais de 180 países ao redor do mundo. O que forçou a Robinsons a ampliar sua produção para atender a incrível demanda, até então inédita em sua história.

Originalidade e autenticidade são dois pontos que se sobressaem na Trooper. A cerveja do Iron Maiden tem mais do que um gosto único, tem uma personalidade única e os fãs percebem isso, ela agrada não só aos fãs da banda, mas ela é atraente também para um novo grupo de clientes que vai experimentar a cerveja britânica tradicional, talvez pela primeira vez.

CENSURA NA SUÉCIA
Devido as restrições do governo sueco, que não permite elementos de guerra, armas ou violência na embalagem e rótulos de produtos alcoólicos, as vendas da cerveja Trooper foram inicialmente proibidas na Suécia. Para contornar o problema, a cerveja oficial do Iron Maiden foi então lançada com um rótulo diferente, com destaque apenas para o rosto do mascote Eddie.

CERVEJA TROOPER NO BRASIL
No Brasil, a Trooper também é sucesso de vendas, o país que ama o Iron Maiden foi o campeão de encomendas da cerveja da banda antes do seu lançamento. Por aqui, a bebida chegou com alguns meses de atraso, mas rapidamente se tornou uma das mais procuradas e teve seu primeiro lote esgotado em poucos dias nas lojas especializadas.



OS RECORDES DA TROOPER
Ainda no mês de julho de 2013, dois meses após o seu lançamento, as vendas da Trooper já superavam as expectativas dos analistas da Robinsons em mais de 1000% e a cerveja atingiu a incrível marca de 1 milhão de pints, em apenas 8 semanas, 6 meses antes do planejado. Enquanto as cervejas no Reino Unido sofreram queda nas vendas no mesmo período, a demanda mundial pela Trooper deixou os empresários da Robinsons atônitos e encantados. Antes de completar seu primeiro aniversário, a cerveja oficial do Iron Maiden ainda bateria a marca de 3.5 milhões de pints vendidos, em março de 2014.

VERSÃO LONG NECK
Além da versão original de 500ml, em abril de 2014, a cerveja oficial do Iron Maiden ganhou também a sua versão "long neck" de 330ml. Segundo a Robinsons o novo formato foi disponibilizado para atender a grande demanda dos bares que preferem a garrafa mais compacta para melhor armazenar a bebida no freezer e nas prateleiras.

PRÊMIOS
Em agosto de 2014, a Trooper foi premiada com o "ouro" pelo tradicional British Bottler’s Institute Competition (BBI). A cerveja do Iron Maiden foi declarada a vencedora em sua categoria por todos os juízes, um feito inédito nesta competição de padrões muito elevados e que realiza testes cegos para eleger os vencedores.

LATÃO DE 500ml
No final de 2014, a Robinsons anunciou oficialmente em parceria com a Canned Beer Revolution dos EUA, o lançamento no mercado americano da lata de 500ml da Trooper. Após 176 anos de história da tradicional cervejaria britânica, esta foi a primeira vez que uma cerveja da Robinsons foi comercializada em lata.



ESPORTES
Em 2015 a Trooper passou a investir em publicidade no mundo esportivo. A marca passou a patrocinar automobilismo, motovelocidade e rugby. A equipe PW Racing da Fun Cup Championship, uma categoria totalmente dedicada aos Fuscas no Reino Unido recebeu total apoio da cerveja. Na motovelocidade, a Lee Hardy Racing do piloto britânico Peter Hickman, corre na tradicional Isle of Man TT com uma moto da Trooper e no rugby o time do Rosslyn Park F.C. de Londres também recebeu patrocínio da cerveja do Iron Maiden.

 

TROOPER 666 E BARRIL DE 5 LITROS
Para celebrar a marca de 10 milhões de pints vendidos, a Trooper anunciou para 2015 uma edição limitada, que ganhou o nome de "Trooper 666". A nova versão traz a cerveja do Maiden com sugestivos 6.6% de álcool, contra os 4.7% da versão original. Uma outra novidade da marca para esse ano é a chegada do Barril de Keg de 5 litros, que tem lançamento previsto para o fim de 2015.





PLANOS PARA O FUTURO
Bruce Dickinson revelou recentemente que pretende lançar mais cervejas em breve: “Vamos fazer novas cervejas no futuro, já tenho algumas em mente. A Trooper ganhou vida própria, à parte do Iron Maiden. Muitas pessoas bebem porque gostam dela, independente de serem fãs da banda”.