11 de Setembro: Bruce Dickinson relembra como foi estar lá



Bruce Dickinson deu um depoimento para a série "Nights with Alice Cooper" sobre a experiência de estar em Nova York no trágico dia 11 de setembro de 2001, quando as torres gêmeas do World Trade Center foram atingidas por dois aviões, no maior atentado terrorista da história.

O vocalista do Iron Maiden tinha acabado de completar um treinamento para pilotos e estava no hotel com o manual do Boeing 757 no colo, lendo, quando as pessoas começaram a perguntar se era verdade que um avião havia se chocado com as Torres Gêmeas.

Bruce descreveu a cena que ele testemunhou pouco depois das torres gêmeas do World Trade Center terem desabado: "Foi muito estranho, pois não havia ninguém em pânico. Havia aquele ar de 'não-realidade'. Não havia engarrafamentos. Era um dia lindo – um belo dia – e eu estava ali andando e olhando para as pessoas. Alguns estavam bebendo cerveja nos bares. E foi assim até a noite, foi obviamente muito sombrio. Ninguém estava contando piadas; não havia nada engraçado sobre tudo aquilo e até hoje, não consigo pensar em nada.”

Ele continuou: "Eu dei uma volta no dia seguinte e pensei: 'eu não sei o que fazer agora. Eu vou doar sangue'. Então eu andei mais um pouco e encontrei um lugar para doar sangue. E tinha uma fila dobrando o quarteirão. E tudo que diziam era 'Ok, voltem amanhã. Não estamos precisando de sangue. Não houve sobreviventes'. Então, fui e escreveram num pedaço de papel: se precisarmos do seu sangue, nós ligamos pra você.''

Dickinson completa: 'Então, o vento mudou. E toda aquela poeira cinzenta, lentamente começou a avançar em direção a Midtown. E então mais ainda, até Manhattan, Central Park, você não podia sentir o cheiro dela. E eu estava dando uma volta, sem direção, porque não tinha mais nada pra fazer. E eu pude sentir aquele cheiro ácido, e pensei: 'eu não tenho certeza se devia estar ou não em um prédio com ar condicionado ou se não faz a menor diferença, mas quer saber? Eu vou voltar para o meu quarto, pois há muita coisa ruim nisso, neste negócio.' E, claro, eles agora sabem exatamente o tanto de coisas ruins que havia naquele negócio. Quero dizer, eu apenas aspirei um pouco daquilo."