Spotify: estudo revela que o Heavy Metal possui os fãs mais "leais"



O Spotify divulgou um estudo, feito a partir dos números de sua plataforma, onde foram analisados quais são os gêneros que possuem, como seguidores, os fãs mais “leais”.

Foram selecionados os artistas fundamentais para os gêneros estudados e dividido o número de streams de cada um deles pelo número de ouvintes. Assim, o Spotify chegou a números que mostram quanto o fã de cada gênero retorna aos pilares do mesmo.

O Heavy Metal aparece em primeiro lugar, logo à frente de Pop, Folk, Country e Rock, com uma considerável margem de vantagem em relação aos outros estilos.

Para chegar aos números, foram considerados “pilares do gênero” nomes como Iron Maiden, Metallica, Slayer, Judas Priest, Sepultura, Pantera, Cradle Of Filth e Anthrax.



O site Mashable entrevistou um dos diretores da Relapse Records, Bob Lugowe, para comentar o resultado do estudo. De acordo com ele, a comunidade do estilo é muito mais dedicada, compra discos, camisetas, material especial e boa parte dos itens que são disponibilizados em relação às suas bandas favoritas. Segundo Lugowe, o Spotify é muito bom, mas ainda serve mais como uma ferramenta de divulgação do artista do que para gerar renda, já que muita gente tem acesso à plataforma, mas os valores repassados a bandas e gravadoras ainda são baixos.



Saiba mais sobre a pesquisa do Spotify
Which Music Genres Have the Loyalest Fans?