Por que o Iron Maiden nunca tocou "Alexander The Great" ao vivo?



Perguntado em uma entrevista de rádio, há alguns anos, sobre o motivo do Iron Maiden nunca ter tocado a música "Alexander The Great" ao vivo, o vocalista Bruce Dickinson respondeu em tom de ironia:

"Porque Adrian Smith não conseguia lembrar o solo de guitarra. Quando a canção foi originalmente escrita, o solo foi composto e gravado através de um monte de sintetizadores, e ele simplesmente não conseguiu mais descobrir a fórmula do compasso".

Inspirada na história de Alexandre Magno (356 AC - 323 AC), o rei da Macedônia que foi o segundo maior conquistador de terras do mundo (perdendo "apenas" para Genghis Khan), a música possui um probleminha histórico. Na letra de Steve Harris consta que o exército de Alexandre O Grande não o seguiu até a Índia pois estavam cansados, mas o exército de Alexandre o seguiu sim. Eles tiveram que se retirar pois viram que vencer os indianos não seria possível. Mas isto é apenas um detalhe, que não diminui a grandeza deste épico do Iron Maiden.



Em 2009, durante a apresentação do Iron Maiden em Belo Horizonte na Somewhere Back in Time World Tour, em um certo momento do show uma faixa foi jogada em direção ao palco com os dizeres: "Iron Maiden - Toca Alexander The Great". Bruce Dickinson brincalhão como sempre, pediu alguns segundos, foi ao backstage e trouxe um pequeno instrumento de sopro no qual começou a tocar a lendária faixa nunca executada ao vivo. Mas tudo não passou de uma brincadeira. Assista no vídeo abaixo.





Fonte: Blabbermouth