Eddie: os Action Figures do Iron Maiden



Por: Daniel Miceli Sicchierolli

O mascote Eddie é mais famoso e conhecido que os próprios membros do Iron Maiden e não é difícil de se achar pessoas que compraram os discos da banda sem conhecê-la apenas pelas capas, mérito total para o mestre Derek Riggs.

Ser colecionador dos itens da banda não é uma tarefa fácil, pois começamos com os discos, depois vamos para os singles, edições especiais e quanto mais você procura, mais itens legais você encontrará, mas não tenho a menor dúvida que os itens mais legais são os bonecos que reproduzem as capas, os action figures.

COMPARE PREÇOS DE ACTION FIGURES NO BUSCAPÉ

Os primeiros action figures que foram lançados foram feitos pela McFarlane Toys e reproduziam as capas do albúm "Killers" e do single “The Trooper”, ambos com 7” e, na minha opinião, não são os mais legais lançados porque não reproduzem fielmente as capas originais.



COMPRE NA AMAZON: KILLERS 



COMPRE NA AMAZON: THE TROOPER 

Outra empresa que lançou os actions figures foi a NECA. Inicialmente eles lançaram a "SERIE I" com dois exemplares e acertaram em cheio na escolha, pois escolheram a capa do "Somewhere in Time" para uma delas e a do "Piece of Mind" para outra, ambas em 7”. A grande atração dessas peças feitas pela NECA é a perfeição nos mínimos detalhes de cada item, inclusive nas cores, que reproduzem fielmente as capas.



COMPRE NA AMAZON: SOMEWHERE IN TIME



COMPRE NA AMAZON: PIECE OF MIND

A NECA lançou a "SERIE 2" com mais duas peças de 7”. As capas homenageadas dessa vez foram a do ao vivo "Live After Death" e a do single "Phantom Of The Opera" que ficou simplesmente fantástica.



COMPRE NA AMAZON: LIVE AFTER DEATH



COMPRE NA AMAZON: PHANTOM OF THE OPERA 

A NECA também lançou uma edição especial e muito limitada da capa do "Piece of Mind", em tamanho 12" que, tirando o anúncio na época, nunca mais vi, o que me faz acreditar que, de fato, o item não exista.

Outras peças muito interessantes lançadas foram a reprodução da capa do "The Number of The Beast" e a do "Somewhere in Time", ambas com o tamanho de 18" lançadas pela Art Asylum e pela NECA respectivamente. Essas duas peças se destacam pelo tamanho “gigante” para um boneco e as duas são incríveis. A versão da “The Number”  tem uma cara mais demoníaca que a capa original e é todo articulado, ponto para a Art Asylum. Já ter um Eddie do “Somewhere in Time” em 18” com a perfeição dos detalhes é o máximo para coroar a sua coleção.



COMPRE NA AMAZON: ART ASYLUM THE NUMBER OF THE BEAST



COMPRE NA AMAZON: NECA SOMEWHERE IN TIME 18"

Mais um item curioso e interessante é a peça do "The Trooper" que aparece atrás da banda nas entrevistas feitas nos DVDs "Early Days" e "Live After Death". Essa peça é uma fabricação da Top Shelf, feito em resina, muito pesado e vem com uma embalagem muito bonita, com certificado e cada peça é numerada. Só por curiosidade foram feitas apenas 30.000 peças.

A Art Asylum também nos brindou com uma série especial de rock dos famosos Minimates e entre eles, é lógico que, encontramos o Eddie. Os minimates estão mais para um brinquedo do que para um Action Figure, pois são totalmentes desmontáveis e articuláveis nos moldes de um Lego. Sem dúvida é a peça que mais gosto.





COMPRE NA AMAZON: POWERSLAVE MINIMATES

Mais um fato curioso é que foi divulgado que lançariam uma segunda série de minimates dedicados ao Rock, inclusive com fotos, mas os itens jamais foram lançados e não há qualquer data prevista. Os Eddies dessa série são os "Somewhere in Time" e o "The Number of The Beast". Simplesmente sensacionais, pena que não foram lançados. Inclusive em sites especializados em Minimates é possível encontrar o esboço do que seriam os próximos lançamentos.

A NECA também lançou a séria Head Knockers que parecem uma caricatura "cabeçuda" do mascote!



COMPRE NA AMAZON: THE TROOPER - THE NUMBER OF THE BEAST

Outro item é o Eddie in a Box que não é dos mais bem feitos ou detalhados, mas a curiosidade é que ele fica numa caixa e quando "libertado" toca um trecho de uma música da banda.



Mais um que nunca viu a luz do dia é a reprodução da capa da música "The Clansman".



E eis que, depois de muito tempo, a NECA anunciou o lançamento de mais três itens que são a réplica do “The Final Frontier”, uma do “Killers” e a do primeiro álbum auto intitulado. Todas são muito bem acabadas e são do tamanho de 7”. Mais uma curiosidade é que no anúncio, os bonecos eram muito maiores e eu, sinceramente, não sei porque não os lançaram do tamanho “Gigante”, quem sabe um dia!



COMPRE NA AMAZON: KILLERS - THE FINAL FRONTIER - IRON MAIDEN

O lançamento mais recente dessas linhas foi o Heroclix da WizKids, onde eles colocam 9 Eddies em uma espécie de jogo de carta atrelados a base com diferentes características para que as crianças possam “duelar” com as capas! As peças são muito pequenas e, de certo modo, até mal acabadas, mas olhando as peças todas juntas e na prateleira, começam a parecer mais simpáticas e, no meu ponto de vista, interessantes por ser um conjunto com mais peças. As capas homenageadas foram: The Final Frontier, Phantom Of the Opera, The Trooper, Somewhere in Time, Powerslave, Killers, Iron Maiden, Piece of Mind e Live After Death.



COMPRE NA AMAZON: HEROCLIX IRON MAIDEN

Os próximos lançamentos da NECA são: a versão 8" do Eddie da capa do clássico single "The Trooper" e o Eddie "Powerslave" inspirado na "múmia" usada pela banda durante a World Slavery Tour 84/85. Os novos bonecos são extremamente ricos em detalhes, com peças em tecido.



COMPRE NA AMAZON: TROOPER 8" CLOTHED ACTION FIGURE



As perguntas que ficam são: Qual capa ainda falta ser homenageada? Qual você acha o mais legal? Qual o mais raro?  É isso senhores, obrigado pela leitura, antecipadamente agradeço os comentários e aceito sugestões para uma próxima matéria. UP THE IRONS!
Próxima
« Anterior
Anterior
Próxima »