Dave Murray: "Não temos planos para o próximo ano"



Em entrevista para a Rádio Futuro do Chile, o guitarrista Dave Murray, falou sobre a expectativa de retornar ao Estádio Nacional, sobre os fãs chilenos e falou também sobre Megadeth, Slayer, Ghost e Black Sabbath! Confira a entrevista na íntegra!

RÁDIO FUTURO: Estamos aguardando o retorno do Iron Maiden ao Chile em um segundo show no Estádio Nacional, o mesmo local onde foi gravado seu mais recente DVD. Creio que será especial para você...

Sim, absolutamente. "En Vivo" é notável, especialmente pela reação do público. Ele também teve um enorme sucesso comercial. Cada pessoa que o vê percebe o quão apaixonados são os fãs de seu país. Obviamente que é especial voltar e queremos fazê-lo logo (risos). Basicamente, será um novo show. Revivemos a turnê de "Seventh Son", por isso vai ser um show diferente do DVD.

É muito semelhante ao que fizemos em 1988, com algumas aparições do Eddie, uma grande produção técnica. Em sua maioria são canções que gostamos muito de tocar ao vivo. Queremos estar logo no Chile para mostrar este novo set list.

RÁDIO FUTURO: Há também uma curiosidade. É sua sétima vez no Chile e vocês retornam com a turnê do "Seventh Son of a Seventh Son". Tudo combinando...

(Risos). Verdade...

RÁDIO FUTURO: Vocês encerrarão a turnê aqui no Chile. É isso?

Creio que também fechamos nossa última turnê lá (Nota: na verdade foi em Londres, quatro meses depois) é uma excelente maneira de terminar uma turnê, com o ânimo bem elevado. Eu acho que a torna mais memorável e incrível. É um sonho tornado realidade. Você sabe o que acontece? E eu estou falando sério.

Os fãs são realmente incríveis, sua reação é indescritível. Nós prometemos que não iremos decepcionar. Nós carregamos um arsenal de equipamentos, e duas horas de música e algumas canções que não tocávamos há 25 anos.

RÁDIO FUTURO: Você pode falar um pouco mais sobre o aparato tecnológico que irão trazer?

Como eu disse, é muito semelhante à turnê de "Seventh Son" com o que a tecnologia de hoje nos permite. Eddie tem um par de aparições, bem como, mas não quero te contar muito. Com todas as informações que se tem através da internet, preferia manter o segredo (risos). Mas posso prometer que será espetacular, com muita pirotecnia. Se são fãs do Maiden não vão se decepcionar.

RÁDIO FUTURO: Vocês estiveram em turnê com o Megadeth, nos Estados Unidos. E eles tocarão dois dias depois que vocês, no Chile. Como foi viajar com eles?

Nós realmente apreciamos estar em turnê com eles, Dave é um cara extremamente simpático. Eu acho que é uma boa combinação estarmos com eles.



RÁDIO FUTURO: Falando dos shows de abertura no Chile, teremos Slayer e Ghost. Como você chegaram até eles para essa turnê? Eu não sei se você sabia, mas Tom Araya é chileno.

Vimos vários shows do Ghost na turnê europeia. Eles são geniais, eu gosto dessa onda que eles possuem, toda essa imaginação. E nós já dividimos o palco com o Slayer muitas vezes. Eles são um excelente complemento para o Iron Maiden, fazem uma música grandiosa.

RÁDIO FUTURO: Voltando ao Maiden... pretendem fazer um novo álbum? Goste ou não "The Final Frontier", foi lançado em 2010...

Estivemos ocupados com a turnê deste ano. Então, vamos fazer uma pausa. Não temos muitos planos e ainda não sabemos bem o que vai acontecer no próximo ano. Temos que esperar. Vamos fazer uma pausa. Provavelmente, sair com meus amigos e beber a cerveja do Iron Maiden (risos).

RÁDIO FUTURO: Há algo que queira te contar. Vocês irão tocar dois dias antes do Black Sabbath. Você tem acompanhado a reunião? O que você acha?

Eu ainda não ouvi o álbum, mas eu soube que eles se sairam muito bem. Eu sou um grande fã do Black Sabbath. Tem sido uma grande influência para nós, são grandes músicos. É ótimo que venham ao Chile.

RÁDIO FUTURO: Sim, outubro é uma espécie de paraíso aqui. Pelo Iron Maiden, Black Sabbath, Megadeth, Slayer e muito mais...

(Risos) Grandioso.

RÁDIO FUTURO: Como se fosse pouco, vocês chegam com a própria cerveja. O que você pode nos contar sobre isso?

Eu vou te dizer uma coisa. Bruce foi o único que esteve mais envolvido. Eu gosto muito de beber cerveja, e posso assegurar-lhe que ela é muito boa! Ele tem um ótimo sabor. Deveríamos tomar uma no Chile para que você possa provar. Eu nunca pensei que iríamos fazer algo assim, mas aconteceu e estamos felizes. Eu recomendo, pois não tenho que trabalhar nessa parte (risos).

RÁDIO FUTURO: Agora uma pergunta pessoal. Você é fã de futebol, Dave?

Um pouco, não muito. Eu nasci em um lugar chamado Totthenham, então o Tottenham Hotspur Football Club é o time para o qual eu deveria torcer, porque meus pais eram torcedores. Mas na verdade eu gosto mais da nossa seleção. O mais interessado é, sem dúvida, Steve Harris. Ele sim é do futebol.

Fonte: Rádio Futuro