Iron Maiden: o instrumento de tortura



Por Paulo Severo da Costa / Whiplash.Net

Inspirações nada ortodoxas fazem parte do mundo do metal e, não raras vezes, advém das fontes mais bizarras possíveis: AC/DC vem (oficialmente) de uma placa atrás de uma máquina de costura e Judas Priest de uma canção de Bob Dylan. Dentre os clássicos, o filme “The Man in the Iron Mask” de 1939 - uma das várias versões cinematográficas de um dos contos de Alexandre Dumas - foi, em 1975, assistido por um então desconhecido baixista inglês. No filme, é mencionado o instrumento de tortura chamado “Iron Maiden”, um receptáculo de ferro que continha pontas afiadas de lança em seu interior. O resto da história você já sabe.



Ao contrário do que possa parecer, a donzela vem de um período pós-iluminismo - diferentemente do que possa sugerir a ideia medieval de sua concepção. Segundo consta, muitas montagens com seu design foram elaboradas para fins comerciais, nada atentos à sua verdadeira idade (por volta do final do Séc. 18). Suas formas sugerem a inspiração em sarcófagos – referência temática que aparece em menor ou maior grau na carreira do Maiden. Com aproximadamente dois metros de altura e um de largura, continha portas duplas e, segundo consta, uma réplica foi encontrada no palácio da família do ditador Sadam Hussein - famoso por suas práticas cruéis contra desafetos.



A grande questão que gira em torno da adaptação do nome pela banda pode ter tido o reforço de outra circunstância. Ascendendo ao poder em 1979 a “Iron Lady” (Dama de Ferro) como ficou conhecida a Primeira-Ministra Margaret Tatcher, elitista e de um forte conservadorismo político, diminuiu a produção industrial inglesa, triplicando as taxas de desemprego no início dos anos 80. A capa do single “Sanctuary” com a representação da mesma sendo assassinada por Eddie enquanto rasgava um cartaz da banda ficou mundialmente conhecida. Discussões a parte, o fato é que instrumentos de tortura e políticos impopulares formam uma provável combinação - e o Iron Maiden soube se valer disso.

Veja detalhes do instrumento de tortura no vídeo abaixo!