Lista completa de todas as gravações do Iron Maiden



Por Bruno Prado

O Iron Maiden possui 25 álbuns (10 ao vivo e 15 de estúdio), 6 coletâneas, 40 singles e 6 EPs. Já gravou mais de 150 músicas e lançou mais de 400 versões diferentes delas. Descobrir, juntar e organizar todas é uma tarefa árdua. Especialmente porque muitos fãs alegando ter a “lista completa de todas as músicas” sempre acabam deixando de fora uma ou outra coisinha que passa despercebida. É preciso unir diversas listas, cruzar informações, conferi-las e organiza-las.



Acreditem se quiser mas alguns fãs ainda não haviam reparado na existência de duas versões editadas de Running Free ao vivo de 1985. Ou se esqueciam que Mumblings And Jumblings era uma faixa separada. Outros deixam de fora da lista Bayswater Ain't a Bad Place to Be e as versões sem masterização do Virtual XI. Há também os que não contam versões iguais lançadas com títulos diferentes, como é o caso de From Here to Eternity (Triumph Mix version), The Wicker Man (Radio Version e Radio Edit) e Dance of Death (Orchestral version 1 e 2). 

Para complicar ainda mais tudo isso, a gravadora lança itens do outro lado do mundo com conteúdo extra, repetido ou até mesmo inédito. E há sempre aquela dúvida se o item é original ou não. Exemplo: existe uma versão completa do Maiden Japan - muito bem gravada por sinal - mas que não possui número de catálogo da EMI, portanto não pode ser considerada oficial.

A lista apresentada aqui visa ser a maior referência sobre itens fonográficos do Iron Maiden. Ela foi feita em inglês para ser aproveitada por fãs colecionadores do mundo inteiro.

Foram incluídas todas as faixas lançadas em itens oficiais - sejam eles comerciais ou promocionais - DO IRON MAIDEN. E APENAS DELE. 
  • Faixas da banda lançadas por alguém como covers não contam. 
  • Faixas da banda remixadas por alguém e lançadas em itens/coletâneas diversas não contam. 
  • Faixas da banda lançadas apenas pela internet em outro site que não seja o oficial não contam. 
  • Faixas da banda em versões orquestradas não oficiais não contam.
    Ex: The Hand of Doom Orchestra - Piece of Mind. 
  • Faixas regravadas por outro alguém que não seja o Iron Maiden não contam.
    Ex: Apocalyptica. 
  • Faixas gravadas mas não lançadas não contam.
    Ex: Tush (cover do ZZ TOP) e Angel of Death (cover do THIN LIZZY) gravadas em 2006.
Alguns podem questionar “por que as intros de shows estão fora”? Bem, elas não são músicas da banda, não foram tocadas pela banda ao vivo, e nem sequer foram gravadas pela banda em estúdio. Não faria sentido coloca-las numa lista de gravações fonográficas do Iron Maiden se a única coisa que fizeram foi pegar a intro pronta e prensa-la num disco.

Também foi tomada a decisão de não contar faixas que são apenas entrevistas ou comentários por serem muito complicadas de se rastrear. Por exemplo, existem comentários em francês de Bruce Dickinson no single Be Quick or Be Dead que saíram apenas na França. Agora imaginem tentar descobrir em quais países foram lançadas faixas extras desse tipo. Pode ser que exista uma versão Guatemalteca do single The Trooper no qual vem uma entrevista com Derek Riggs... ou um álbum oficial no Suriname onde resolveram incluir os comentários do Denis Stratton como faixa bônus... nunca se sabe (e acreditem, já foram encontradas versões e faixas bônus inimagináveis em países que nem sequer sabemos apontar no mapa!)

EXPLICANDO A LISTA

Como a data de lançamento de cada música varia de local pra local, apenas o ano foi considerado. Em negrito estão as músicas regulares de catalogo, ou seja, as que não são singles nem b-sides. E em itálico os covers.

Versões exclusivas de vídeos estão separadas como extras na lista anexa, mas vale lembrar que existem muitas gravações ao vivo nas rádios e/ou TVs que não foram lançadas em nenhum item oficial e portanto permanecem ausentes da lista. Exemplo: Brighter Than a Thousand Suns foi gravada junto com Hallowed Be Thy Name para o especial da BBC Live from Abbey Road mas apenas a segunda foi lançada no DVD/Blu-Ray.

O show do dia 10 de junho de 2007 no Download Festival em Donington foi transmitido ao vivo, gravado, prometido pela banda, mas até hoje não foi lançado oficialmente.

Alguns clipes tem sons do público acrescentados ao vídeo mas como são as mesmas versões gravadas em estúdio não precisaram ser separadas como versões extras. Exemplo: No More Lies.

Enfim, espero que a lista seja de boa utilidade. Não sou o dono da verdade e posso ter cometido algum erro, portanto, quaisquer sugestões e correções podem ser enviadas ao e-mail contatodobruno@gmail.com. Clique no link abaixo para fazer o download da lista!

DOWNLOAD: IRON MAIDEN ALL RECORDS LIST